Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Bosch protege Catedral de Aachen com tecnologia de IA

A tecnologia de IA das câmeras de vídeo Bosch podem identificar um incêndio em desenvolvimento. reduzindo muito a probabilidade de alarmes falsos.

Loading

A famosa Catedral de Aachen, que tem mais de 1.200 anos de história, e é o primeiro patrimônio mundial da UNESCO na Alemanha, foi equipado com tecnologia de IA da Bosch Building Technologies.

Desde o final do ano passado, os sistemas da companhia têm salvaguardado a mundialmente o local, em um projeto assinado pela empresa de engenharia Plan Ing, com uma solução de vídeo inteligente que o protege contra uma infinidade de ameaças potenciais.

Os incêndios, em particular, podem ser devastadores para um edifício histórico de valor intangível inestimável – e é precisamente por isso que a Catedral de Aachen optou pelo novo sistema, que pode detectar um perigo potencial de forma particularmente rápida: mais de 50 câmaras Aviotec da Bosch espalhadas em 16 salas utilizam sistemas inteligentes análise de vídeo para detectar visualmente fumaça e chamas diretamente em sua origem.

Graças aos algoritmos de IA, as câmeras de vídeo também podem diferenciar, por exemplo, a luz de uma vela de um incêndio em desenvolvimento. Isto reduz substancialmente a probabilidade de alarmes falsos. Assim, as câmeras respondem muito mais cedo do que os detectores de incêndio convencionais montados no teto, que exigem que a fumaça suba até elas.

“Estamos orgulhosos deste projeto único a nível mundial na Catedral de Aachen. A Aviotec oferece uma vantagem inestimável de velocidade na detecção de incêndio, especialmente em edifícios com layouts complexos e tetos altos”, afirma o Dr. Marcus Nadenau, Diretor do negócio europeu de integração de sistemas de Energia e Soluções de Construção da Bosch Building Technologies.

O mestre construtor da catedral, Dr. Jan Richarz, enfatiza a importância desta tecnologia para a proteção da Catedral de Aachen, apoiada pela Karlsverein / Associação de Construção da Catedral e pelo estado da Renânia do Norte-Vestfália.

“Com esta solução de videovigilância, Aachen é um líder global. Protege o nosso património mundial de forma tão fiável e inovadora quanto convém ao seu significado histórico, religioso e cultural. Estou muito satisfeito com o resultado e a parceria colaborativa”, afirma o Dr. Richarz .

 

IA protege tesouros de valor imensurável

A tecnologia de IA presente na Aviotec protege principalmente o interior da catedral com suas valiosas relíquias e obras de arte únicas, admiradas por mais de um milhão de visitantes anualmente. A solução de vídeo garante que os visitantes possam chegar o mais perto possível das peças sem colocá-las em perigo, uma vez que o sistema dá o alarme se alguém entrar nas zonas de exclusão virtuais em torno de exposições individuais. Durante o dia, protege a catedral de vandalismo e roubo, e à noite de arrombamentos.

Graças à Aviotec, os fluxos de visitantes podem ser geridos de forma muito mais eficiente, uma vez que apenas um número limitado de pessoas pode entrar na catedral ao mesmo tempo: a anteriormente laboriosa contagem manual de visitantes é agora realizada pela solução de vídeo.

 

Protegendo juntos um edifício importante

A Bosch Building Technologies, em colaboração com a empresa de engenharia Plan Ing, desenvolveu e implementou a solução de vídeo para a catedral, com foco na tecnologia de IA. Cada passo foi coordenado de perto com o Cathedral Construction Lodge, cuja tarefa desafiadora é preservar a catedral e seus tesouros para o futuro.

“O Aviotec da Bosch oferece detecção precoce de incêndio e funções de segurança por vídeo em um único sistema, atendendo perfeitamente às necessidades especiais de proteção deste edifício sagrado. A tecnologia de ponta encontra tesouros centenários. Essa combinação me empolgou”, afirma Ralf Wolters da empresa de engenharia Plan Ing.

Uma vantagem da solução Aachen é a sua estreita integração com o corpo de bombeiros local: assim que uma das câmaras Aviotec detecta um incêndio em desenvolvimento, o corpo de bombeiros é informado através do sistema de alarme de incêndio integrado normativamente.

Um monitor mostra imagens ao vivo da catedral aos bombeiros que chegam e informa sobre o local exato onde o perigo foi detectado. Isso economiza um tempo valioso. Devido ao alto padrão Aviotec, o corpo de bombeiros permitiu que a solução fosse conectada aos seus sistemas como um detector especial. Sendo o primeiro sistema do mundo para detecção de incêndio baseado em vídeo, a Aviotec foi certificada pela VdS em 2017.

Conservação do patrimônio com tecnologia de IA

Para determinar a posição ideal de cada câmera dentro do edifício, inicialmente foram criadas plantas digitais, seguidas de uma simulação 3D. A conservação do patrimônio foi envolvida desde o início, permitindo que o sistema de vídeo se misturasse quase invisivelmente com o conjunto existente. Durante a fase de instalação, mais de 30 artesãos trabalharam na catedral, implementando em coordenação a eletricidade, a iluminação e a nova solução de vídeo. Para toda a equipa foi uma experiência especial trabalhar num local Patrimônio Mundial da UNESCO.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também