Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O que é sistema de CFTV?

o-que-e-cftv-security-business

Loading

Loading

Sistema de CFTV (Circuito Fechado de TV) ou em inglês CCTV (Closed Circuit Television) é um sistema de monitoramento interno que consiste em câmeras distribuídas e conectadas a uma determinada central onde as imagens são registradas, gravadas e disponibilizadas através de monitores.

Atualmente o sistema de CFTV pode ser:

Analógico: Onde câmeras analógicas são conectadas a um sistema de gerenciamento e armazenamento central (DVR) através de cabos coaxiais e as imagens são então exibidas em monitores específicos.

Digital: Onde câmeras com tecnologia IP são conectadas a um sistema de gerenciamento e armazenamento central (NVR) através de cabos UTP (cabo de rede) e as imagens são exibidas através de monitores HD ou remotamente através de celulares e tablets.

DVR-SECURITY-BUSINESS

Um sistema de CFTV, seja analógico ou digital, possui em sua estrutura três itens:

Captação de Áudio e Vídeo: Composto por câmeras e microfones, tem como objetivo fazer a captação das imagens e de acordo com a necessidade do projeto, a captação do áudio.

Existe atualmente uma série de fornecedores que disponibilizam um extenso portfólio de câmeras analógicas e digitais, que são recomendadas de acordo com a necessidade do projeto, seguindo aspectos como qualidade de imagem, sensibilidade a movimento, alcance, objetivo principal do monitoramento, aparência, entre outros.

Cabeamento: Todas s conexões dentro do sistema são realizadas através de cabos, sendo coaxiais nos casos dos sistemas analógicos e de rede UTP nos casos de sistemas digitais. Alguns projetos digitais mais específicos com aplicações mais robustas podem utilizar também a fibra-ótica para aumentar a performance.

Gerenciamento e Armazenamento: Dentro do sistema de CFTV esse é o componente responsável por receber as imagens de todas as câmeras, gerenciando e disponibilizando-as para os monitores e outros dispositivos, além de armazená-las.


DVR-CFTV-SECURITY-BUSINESS


O equipamento utilizado é o DVR (Digital Vídeo Recorder), para os casos das imagens enviadas por câmeras analógicas, ou o NVR (Network Vídeo Recorder), quando as imagens são enviadas através das câmeras com tecnologia IP.

Alguns fornecedores disponibilizam ainda o equipamento HVR (Hybrid Vídeo Recorders),utilizado como recurso para utilização dos dois tipos de câmera, simultaneamente.

O sistema de CFTV é hoje amplamente utilizado em soluções para monitoramento e vigilância para os mais variados eventos de segurança, como invasão, comportamento suspeito, vandalismo, além de outras ocorrências, atendendo os mais variados segmentos da economia como indústrias, varejo, instituições financeiras, instituições públicas e transporte.

Contudo, o avanço de tecnologias como Analytics, Inteligência Artificial, IoT e Cloud tem permitido também ao sistema de CFTV a utilização cada vez mais frequente em outras aplicações como avaliações comportamentais para o varejo, monitoramento de vias, monitoramento familiar, avaliação de ambientes altamente críticos ao ser humano, fenômenos ambientais, segurança do trabalho, experimentos científicos, fins de assistência e apoio social, entre outros.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Canal de notícias e negócios especializado em Segurança Eletrônica e Segurança da Informação.

Compartilhe este artigo

Veja também