Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Aplicações por biometria facial no setor bancário

reconhecimento_facial_banco_senff

Loading

A biometria facial está em crescimento no país. Agora, o Banco Senff, instituição autorizada pelo Banco Central em dezembro de 2020, adotou a solução de biometria facial da Payface, que oferece modelo de pagamentos por reconhecimento facial, por meio da sua bandeira de cartão de crédito.

Segundo o banco, o setor de inovação do Grupo Senff, que já administra cartões há 20 anos, começou os estudos do projeto ainda no fim de 2019 — antes da pandemia, que tornou mais evidentes as vantagens desse tipo de solução.

“Atualmente, trata-se de uma necessidade que vem ao encontro da segurança que o consumidor e o lojista precisam. O processo todo é mais seguro e evita filas, já que toda a operação dura poucos segundos. Chega a ser nove vezes mais rápido do que a transação normal com cartão”, afirma Leopoldo de Paula Senff, presidente do Banco. 

Além disso, o executivo destaca a segurança do sistema, que considera impossível de ser fraudado.

Na prática, basta que o usuário do cartão Senff faça o cadastramento de imagens do seu rosto. O próprio sistema atualiza as imagens, na medida em que novas transações são feitas. 

“Não é necessário tocar em cartão, no celular ou em qualquer outro dispositivo ou mesmo ter contato humano, o que minimiza riscos sanitários”, destaca Daisy Moroz, gerente de inovação e de projetos estratégicos da Senff.

O lançamento oficial da forma de pagamento acontecerá no dia 6 de abril. Segundo a instituição, o investimento para o estabelecimento comercial será o mesmo que ele teria para usar uma maquininha de cartões.

Fundado em 1892, o Grupo Senff começou suas atividades como panificadora na capital paranaense. Em 1977, expandiu e passou a ser supermercado e, desde 2000, focou suas atividades na administração de cartões com bandeira própria. 

Em 2010, o Grupo fundou a Financeira Senff SA. Em dezembro do ano passado, a financeira recebeu autorização do Banco Central para se tornar banco.

Atualmente, a marca conta com cerca de 3 milhões de cartões em circulação, com mais de 5 mil varejistas emitindo a bandeira Senff. Entre eles, estão supermercados, redes de lojas de calçados, confecções e farmácias.

 

Biometria facial em crescimento

O segmento de biometria facial está em crescimento no país. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) previa que o mercado brasileiro para soluções de biometria em geral chegaria a R$ 1 bilhão até o final de 2020.

No ano passado, a empresa recebeu um aporte de R$ 3 milhões em rodada seed liderada pela empresa BRQ Digital Solutions, o fundo Next A&M e a aceleradora Darwin Startups.

Também participaram grupos apoiados pela Harvard Angels e Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), além de investidores individuais, como Conrado Engel, ex-presidente do HSBC no Brasil.

A Payface foi fundada em 2018, em Florianópolis, por Eládio Isoppo e Ricardo Fritsche, que já haviam empreendido antes em outras startups.

 

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também