Pesquisar

Smart Cities: um mercado em crescimento ininterrupto

O mercado de Smart Cities cresce devido à necessidade de segurança pública e infraestrutura de comunicação e a adoção de tecnologias conectadas.

De acordo com um relatório de pesquisa publicado pela Marketsandmarkets, espera-se que o mercado de Smart Cities cresça de US$ 511,6 bilhões em 2022 para US$ 1.024,4 bilhões em 2027, com um índice 14,9% em cinco anos.

O mercado de Smart Cities está sendo ampliado devido à necessidade de segurança pública e infraestrutura de comunicação avançada, adoção cada vez maior de tecnologias conectadas e inteligentes, requisitos crescentes de otimização de energia e intensificação do envolvimento dos cidadãos.

 

Transporte inteligente

No segmento de transporte inteligente, espera-se que o gerenciamento de informações de passageiros registre a taxa de crescimento mais rápida durante o período de previsão. O sistema de informações aos passageiros é um elo importante entre os passageiros e os prestadores de serviços de trânsito e mantém os viajantes atualizados com rapidez e precisão. Ele se concentra na localização atual do ônibus, horários estimados de chegada e partida, assentos vagos e mantém o passageiro atualizado com informações. Trata-se de uma ferramenta operacional eletrônica que fornece, a qualquer momento, informações visuais e acústicas aos passageiros de uma rota, tanto de forma automática quanto programada manualmente.

 

Automação predial

Em termos de Smart Building, este é o setor comercial que os analistas estimam que representará a maior participação de mercado este ano. O HVAC, a iluminação inteligente e o monitoramento são alguns dos fatores importantes que afetam o conforto e a produtividade dos funcionários em ambientes comerciais. Os sistemas de controle HVAC fornecem controle de temperatura preciso e melhoram a qualidade do ar em edifícios comerciais. Por sua vez, a automação da temperatura, segurança e manutenção do edifício aumentam a eficiência geral dos edifícios comerciais. O desempenho energético de edifícios comerciais é um grande desafio para o setor comercial, pois esses edifícios consomem mais energia e geram mais resíduos na forma de carbono e outros resíduos sólidos. Portanto, são necessárias soluções adequadas feitas sob medida para um desempenho energético otimizado capaz de reduzir o consumo de energia do edifício sem comprometer o conforto ou a segurança.

 

Urbanização dinâmica

Geograficamente, a região Ásia-Pacífico é um mercado de crescimento mais rápido para soluções de cidades inteligentes devido à adoção de novas tecnologias, investimentos crescentes em transformação digital e crescimento do PIB nos países dessa região. Economias desenvolvidas, como China, Japão e Coreia do Sul, que são as mais avançadas tecnologicamente, são as que mais contribuem para o mercado de cidades inteligentes na região. Além disso, há outras grandes economias, como Cingapura, Austrália e Índia. Como a região mais dinâmica do mundo para a urbanização, ela abriga a maioria dos membros em desenvolvimento que experimentam uma rápida urbanização. Grandes fornecedores como ZTE, Huawei e NEC Corporation já investiram grandes quantias em infraestrutura de telecomunicações, e espera-se que esses gastos aumentem. Devido ao grande número de implementações de 5G e iniciativas tomadas pelas principais operadoras móveis asiáticas para resolver o problema dos altos requisitos de largura de banda, a expectativa é que o mercado de cidades inteligentes na Ásia-Pacífico tenha um enorme crescimento nos próximos anos.

 

Principais players do mercado

Os principais fornecedores cobertos no mercado de Smart Cities incluem Cisco, IBM, Siemens, Microsoft, Hitachi, Schneider, Huawei, Intel, NEC, ABB, Ericsson, Oracle, Fujitsu, Honeywell, Accenture, Vodafone, AWS, Thales, Signify, Kapsch, Motorola, GE, Google, TCS, Nokia, Samsung, SAP, Tomtom, Appway, Ketos, Gaia, Takadu, Flamencotech, Xenius, Bright Cities, Maydtech, Zencity e Ixden.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Jornalista especializado em TI, Segurança e Mídia. Contribui regularmente na Security Business.

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.