A WDC Networks registrou lucro líquido ajustado de R$ 5,8 milhões, segundo o balanço financeiro referente ao 3T24. O número é muito superior aos R$ 900 mil registrado no mesmo período do ano anterior.
A companhia também aproveitou o anúncio dos resultados do 3T24 para destacar outras importantes conquistas do período: a certificação, pelo quinto ano consecutivo, do selo Great Place to Work (GPTW), uma referência global sobre clima organizacional, como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e a realização do primeiro Investor Day, evento realizado para o mercado financeiro, com o objetivo de detalhar um pouco mais sobre a estratégia da empresa, drivers de crescimento e o que a WDC espera para o futuro dos negócios.
“Mesmo diante de um cenário desafiador, estamos navegando em bons patamares de lucratividade. Neste 3T24 avançamos 10% em lucro bruto, atingindo R$164,6 milhões e 26,8% de margem bruta. Um mérito de todos que se dedicam diariamente para fazer uma WDC cada vez melhor e perene”, afirma Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks.
De acordo com o executivo, em 2024 a companhia trabalhou muito no aculturamento interno, especialmente da equipe de vendas, além do amadurecimento da tese e dos drivers de crescimento.
“Seguimos empenhados nos planos de 2024, de ser um ano mais lucrativo para a companhia. Além do bom desempenho do 3T, estamos evoluindo também na receita de serviços, que carrega as nossas maiores margens, comparando o período de 9M24 com o 9M23, avançamos 34,4%”, ressalta o CEO da WDC. Para 2025, estamos prontos e confiantes que passaremos a colher frutos desse novo posicionamento”, completa.
Verticais de negócios registram lucro expressivo
Na vertical Enterprise, a WDC alcançou R$107,2 milhões em vendas no 3T24, queda de 7,8% em relação ao 3T23 e aumento de 30,9% em relação ao 2T24. Em 2024, essa vertical está ganhando mais relevância dentro da composição das vendas, graças ao vasto portfólio da companhia. No 9M24, Enterprise já compõe 42% do total vendido pela empresa, enquanto no mesmo período do ano passado, esse percentual era de 31%.
Na área de Telecom, mesmo em um cenário mais desafiador com a estagnação do mercado de ISPs, a WDC obteve uma boa performance no 3T24, resultado da venda de novos projetos e ações comerciais mais pontuais. No 3T24, o segmento registrou vendas de R$ 132,9 milhões, altas de 21,1% versus o 3T23 e 6,7% versus 2T24. No acumulado dos 9 primeiros meses de 2024, Telecom respondeu por 50% das vendas totais.
No segmento Solar, a WDC segue empenhada em realizar vendas mais lucrativas. No 3T24, foi praticada margem bruta de 21,5%, versus margem bruta de -3,9% no 3T23 e 18,5% no 2T24.
“Reconhecemos que os desafios nesse segmento são ainda muito grandes para as distribuidoras, especialmente nas questões logísticas, e na crise dos maiores fabricantes de painéis solares chineses, que em ritmo mais lento, continuam a derrubar os preços internacionais”, avalia Rigatieri.
Segundo o CEO da WDC, pela primeira vez a corporação divulga para quais verticais as vendas estão sendo direcionadas.
“Se trata de um marco na história da WDC, pois demonstra para onde estamos caminhando, focando em soluções completas para nossos clientes de variadas verticais. Nessa primeira demonstração, confirmamos que a vertical Telecomunicações se mostrou ainda como a mais representativa nos nove primeiros meses de 2024, registrando 44,3% do total das vendas, seguida pelas verticais Entretenimento, Varejo e Energia Limpa, com 13,2%, 13,1% e 7,8% respectivamente”, resume.