Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

CES chega a centésima edição celebrando uso da Inteligência Artificial

Em sua centésima edição, a CES coloca a Inteligência Artificial com tema principal e ressalta o impacto dessa tecnologia em vários aspectos da vida moderna.

Loading

A CES 2024 foi inaugurada ontem, em Las Vegas, e a centésima edição do evento vai debater Inteligência Artificial, destacando também sustentabilidade e mobilidade, contando com mais de 4.000 empresas expositoras de todo o mundo e a presença de 130 mil pessoas durante os dias de evento.

Durante o discurso sobre o estado da indústria do CTA na manhã de terça-feira, Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association (CTA), destacou como a importância da tecnologia que pode melhorar as capacidades humanas para resolver questões como o acesso a ar e água limpos, alimentos, cuidados de saúde e tecnologia.

“Na CES 2024, estamos entusiasmados em reunir expositores, participantes e mídia para exibir e apresentar a tecnologia de amanhã e as inovações que estão resolvendo os maiores desafios de hoje. A CES é onde os negócios e as políticas convergem, e não há lugar como este para construir conexões B2B e B2C”, disse Shapiro.

 

Palestras destacam Metaverso 

 O CES Media Days, que aconteceu nos dias 7 e 8 de janeiro em Mandalay Bay, contou com 23 coletivas de imprensa de marcas globais. Mais de 60% da cobertura de notícias durante os dois dias de eventos de mídia antes da abertura oficial da feira veio de veículos fora dos EUA.

O presidente e CEO da Siemens, Roland Busch, compartilhou na noite de segunda-feira a visão da empresa para um futuro que não seja apenas inovador, mas também sustentável. Destacando parcerias com AWS, Blendhub, Red Bull Racing, Sony e Unlimited Tomorrow, o executivo falou sobre inovações que combinam o mundo real e o mundo digital para redefinir a realidade. A Siemens anunciou avanços em IA e engenharia imersiva para permitir o metaverso industrial e destacou como essas tecnologias estão capacitando os inovadores do mundo a prosperar usando sua plataforma de negócios digital aberta, o Siemens Xcelerator.

No dia 10, aconteceu a palestra  GenAI – Laboratório para o mundo real. Nela, funcionários da Intel falaram sobre Inteligência Artificial Generativa como forma de resolver problemas específicos e a superar os desafios de segurança e TCO.

Participaram da conferência Davor Cindric, Vice-presidente e gerente geral de Organização de Aliança Estratégica, Intel Corporation, Vasudev Lal, cientista pesquisador de IA, Intel Labs, Gadi Singer, Vice-presidente Intel Labs e Diretor Emergent AI Research da companhia e Suchi Srinivasan, Diretor Administrativo e Sócio da Intel Corporation.

Mais tarde o assunto foi a utilização da Inteligência Artificial nos Esportes e Entretenimentos durante os Jogos Olímpicos e como será o impacto dessa tecnologia nos Jogos de Paris 2024, desde o treinamento e desempenho dos atletas até a localização inteligente e a experiência do espectador passando pela inovação na transmissão.

Para debater esse tema estarão reunidos Aviv Arnon, CBDO e cofundador, WSC Sports. O executivo foi responsável pela execução da estratégia comercial da WSC nos últimos 12 anos. Além dele, participam do encontro Stephanie Joukoff, Gerente Geral de Marketing de Rede e Edge da Intel Corporation. A executiva é reconhecida pelo Sports Business Journal por seu papel na transformação da experiência do espectador nas Olimpíadas de 2018.

Para debater o tema junto a ela, estará Zack Klima fundador, CEO e criador da WaitTime, empresa que fornece soluções de inteligência artificial para gerenciamento de multidões e otimização da experiência do cliente, e Jonathan Lee, diretor de produtos da ai.io, líder tecnológico pioneiro em uma série de tecnologias de ponta em saúde e desempenho, com inovações que combinam IA, visão computacional, detecção vestível e biomecânica para trazer insights significativos e acionáveis para os mais altos níveis de treinamento e análise de atletas olímpicos até forças especiais de elite.

 

A Inteligência Artificial em vários aspectos

O Diretor de Programas Temáticos do CTA, Brian Comiskey, e o Diretor de Pesquisa, Jessica Boothe apresentaram as principais tendências tecnológicas que devem ser observadas em 2024. As apresentações deste ano mostraram como a IA, a sustentabilidade e o design tecnológico inclusivo irão promover o avanço das tecnologias do futuro, com destaque para mobilidade, saúde digital, conteúdos, jogos e a tecnologia agroalimentar.

Apoiando estas tendências e evolução na indústria está a ascensão da Geração Z como um segmento considerável e influente, especialmente em países de mercados emergentes, onde se conectam rapidamente à Internet para moldar tendências mundiais. Por sua vez, a inovação tanto no consumidor como na empresa avançará para um amanhã mais inteligente, mais verde e mais inclusivo.

Além de mais de 250 sessões de conferência e de Políticas de Inovação para decisores políticos globais, a CTA lançou a Iniciativa de Circularidade Tecnológica do Consumidor (CTCI), uma ação inovadora e voluntária da indústria para reduzir resíduos, incentivar mais reutilização, melhorar a reciclagem, reduzir o impacto climático, e veremos menos descarte de eletrônicos de consumo. Os parceiros fundadores incluem Lenovo, LG Electronics, Panasonic, Samsung e Sony Electronics Inc.

 

Conheça os principais temas que serão discutidos durante a CES 2024.

  • Inteligência Artificial – A IA estará na vanguarda com aplicações que podem melhorar os cuidados de saúde, a sustentabilidade, a produtividade, a acessibilidade e muito mais.
  • Segurança Humana para Todos (HS4A) – O CES fará novamente parceria com o Fundo Fiduciário das Nações Unidas para a Segurança Humana e a Academia Mundial de Arte e Ciência na campanha global Segurança Humana para Todos, mostrando como a tecnologia está trabalhando em um dos maiores desafios do mundo.
  • Mobilidade – mais de 250 expositores de tecnologia automotiva a veículos autônomos e elétricos e mobilidade pessoal.
  • Sustentabilidade – As empresas mostrarão como estão causando um impacto positivo através de inovações em acessibilidade, energia, tecnologia alimentar, resiliência, cidades inteligentes, água potável e muito mais.
Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também