Para lidar melhor com as ocorrências cotidianas dos mais de 1600 alunos matriculados, o colégio Nossa Senhora do Rosário investiu em uma solução de videomonitoramento com imagens de alta qualidade para responder às demandas típicas do dia a dia.
O novo projeto tem como objetivo monitorar as dependências visando a segurança dos alunos e funcionários, busca de objetos perdidos, eventuais desentendimentos ou qualquer outro evento que necessite da análise de uma cena. Toda a parte de instalação do sistema de videomonitoramento ficou a cargo da integradora Added, que agrega diferentes câmeras Axis Communications com imagens de alta qualidade e recursos IP que facilitam a operação. Os cuidados no desenvolvimento da solução foram considerados desde o início da discussão do projeto.
Solução de videomonitoramento
A equipe de especialistas da Added utilizou-se da ferramenta AXIS Site Designer para definir a melhor tecnologia para cada cenário e assim atender às expectativas do Colégio Nossa Senhora do Rosário. A ferramenta permitiu ainda que o cliente acompanhasse a proposta a ser implantada. Essa solução abastece a instituição com imagens dos corredores administrativos, pátios internos e externos, estacionamento, rampas de acesso, portões e também de todo o perímetro – uma vez que, mesmo fora dos limites da escola, os estudantes estão sob a responsabilidade do colégio – monitorando a circulação ao redor da instituição, bem como o embarque e desembarque dos alunos com seus pais ou veículos autorizados.
No total, a instituição conta com 60 câmeras IP que operam 24/7, tanto para a segurança dos alunos e docentes quanto para a segurança patrimonial. Na prática, a escola consegue analisar as situações de forma rápida e com a qualidade necessária para captar detalhes em qualquer cenário ou condição de iluminação – graças a recursos como infravermelho, WDR e Axis Lightfinder. Todo o sistema opera sem sobrecarregar o servidor, uma vez que as imagens são comprimidas pela tecnologia Axis Zipstream sem perdas visíveis.
O valor das imagens
A instituição já contava com um sistema de videomonitoramento. No entanto, quando havia um incidente que poderia ter sido resolvido apenas checando as gravações, as imagens não eram nítidas o suficiente, pois as câmeras existentes tinham muita limitação de hardware.
Na literatura jurídica, o dever de vigilância e garantia de segurança fica a cargo da instituição de ensino. Por isso, as escolas respondem pelos danos de alunos, independentemente da existência e comprovação da ação direta dos profissionais da instituição. O investimento num sistema confiável de videomonitoramento permite resolver conflitos como a suspeita de furto – que por vezes se prova uma mera perda do objeto por descuido. “A qualidade das imagens nos motivou a buscar novos equipamentos. O colégio precisava de uma solução de fácil manuseio e que não fosse um complicador na hora de recuperar as imagens”, comenta Elias Martins de Souza, Gerente de TI do Colégio Nossa Senhora do Rosário. A própria natureza do serviço prestado por instituições de ensino a crianças e adolescentes requer instrumentos imparciais, confiáveis e não-invasivos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido revistar os estudantes ou seus pertences, como mochilas, já que isso fere sua integridade moral.
Protegendo o bem maior
O projeto foi realizado pela Added Soluções em Tecnologia da Informação como equipamentos totalmente IP e uma solução completa que transmitisse disponibilidade e confiabilidade ao sistema de monitoramento. Além da segurança, a solução deveria promover o melhor gerenciamento do cotidiano dos alunos. Isso envolve situações como eventuais desentendimentos, objetos perdidos e principalmente, o monitoramento das atividades que ocorrem no perímetro da instituição, sobretudo no fluxo de movimentação da entrada e saída dos alunos.
A direção do colégio percebeu que as imagens agregariam confiabilidade à resolução de alguns incidentes. O sistema atende às preocupações da comunidade de pais e responsáveis já que, caso necessário, todos podem ter acesso às imagens. “Com as imagens em alta qualidade, nós conseguimos definir com certeza as causas de alguns eventos, sem abrir espaço para dúvidas”, complementa Elias Martins de Souza. “O sistema ajuda na segurança dos alunos, que são o maior patrimônio do colégio. Essa confiabilidade agrega mais segurança aos pais e responsáveis, que podem confiar nos olhos atentos dos inspetores e também nas câmeras. É uma garantia à comunidade de que o colégio está preparado com o que há de melhor na segurança por imagens”, indica o especialista em TI. Das 25 câmeras, 20 contam com infravermelho (IR). Estas foram instaladas nos corredores administrativos, secretaria, halls, escadas, pátios internos e na capela. Nos ambientes externos, como refeitório, pátio coberto e recepção foram utilizadas nove câmeras sem a necessidade de IR.
Além dos muros da escola
As instituições de ensino também são responsáveis pelo aluno fora do estabelecimento de ensino quando este se encontrar em atividade organizada pela escola, como em excursões ou visitas organizadas/orientadas pela escola. Além disso, as escolas se preocupam também com um momento em especial: a entrada e saída dos alunos.
“A área externa também era uma preocupação”, conta o Gestor de TI do Nossa Senhora do Rosário. “Ao longo do perímetro, o aluno continua sob os cuidados do colégio. Assim, atualmente, conseguimos visualizar veículos e as crianças transitando, elevando a segurança dos estudantes e dos pais de alunos ao máximo possível”. Por isso, o colégio optou pela instalação de 14 câmeras IP ao longo do perímetro. “Estamos utilizando o Formato Corredor não só nos corredores das áreas internas, mas também nas câmeras que monitoram o perímetro externo. Ao utilizar esse formato de 9:16 nas câmeras externas, conseguimos ganhar profundidade e eliminar as laterais das imagens que, para a escola, não são significantes”, explica o responsável pelo projeto, Rodolfo Medeiros, Projetista de Infraestrutura.
Prova final
Outro ponto fundamental é a demanda de processamento das câmeras. A tecnologia Axis Zipstream da Axis preserva todos os detalhes forenses importantes enquanto reduz os requisitos de largura de banda e armazenamento em uma média de 50% ou mais. “O uso de Zipstream é muito importante, pois o cliente fez a aquisição de um servidor para processamento das imagens. Com isso, conseguimos boa otimização no uso dos storages”, explica Rodolfo Medeiros. Além disso, o colégio utiliza a tecnologia WDR em todas as câmeras.
A solução Axis contribuiu, ainda, para uma otimização do uso do servidor onde o sistema de VMS está instalado. O fato de as câmeras Axis possuírem grande capacidade de processamento no próprio hardware reduziu consideravelmente a necessidade de processamento do servidor, se comparado à solução usada anteriormente. O custo total de propriedade utilizando a solução Axis gerou economia e possibilidade de ampliação no parque de câmeras para o colégio, considerando o uso do servidor e storage existentes. Por tudo isso, a administração do Colégio Nossa Senhora do Rosário já pensa em expandir o sistema. “Os pais exigem isso, que a escola tenha condições de analisar e ter informações precisas, rápidas e qualificadas. Nós conquistamos isso e temos em mente ampliação do uso de câmeras IP”, planeja Elias Martins de Souza. “Nessa nova etapa, nós triplicamos o número de equipamentos”.