Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Inteligência Artificial e biometria presentes nas soluções da NEC

A Inteligência Artificial e Biometria estiveram presentes entre os lançamentos que a NEC demonstrou na Futurecom, como o New Born ID e a City SensAI.

A participação da NEC na Futurecom teve na Inteligência Artificial e na biometria um dos pontos altos. A multinacional japonesa levou para o evento soluções que contam com a tecnologia como a coluna vertebral de seu design: cidades inteligentes e biometria digital.

O conceito de smart cities já é muito difundido mundialmente, mas ainda não está plenamente empregado no Brasil. Por isso, o estande da companhia mostrou casos de sucesso nessa vertical, com exemplos do que já acontece no Chile e na Argentina.

A companhia já tem projetos em desenvolvimento no Peru e na Colômbia.  Segundo Elias Reis, head de cidades inteligentes na NEC, no território argentino são mais de 14 mil câmeras e 15 centros de comando e controle implantados pela empresa no país, em Tigre, Pilar, Lanús, Mar del Plata e Mendoza, entre outras.

“O objetivo com a implementação de uma smart city é otimizar recursos e centralizar virtualmente setores e secretarias dos municípios, melhorando, consequentemente, a vida dos cidadãos. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada do poder público, uma vez que permite a obtenção de dados, em tempo real, e de modelos preditivos, a fim de melhorar as políticas sociais”, afirma o executivo.

Dentro da ampla plataforma de cidades inteligentes desenvolvida pela NEC, a companhia está enfatizando no Brasil os pilares de segurança (Safer Cities) e de Meio Ambiente (Smart Enviroment), tendo em conta as características das cidades brasileiras e suas principais demandas sociais.

“O impacto do Meio Ambiente nas cidades e o inverso disso têm sido cada vez maior e precisa ganhar mais relevância na pauta das autoridades governamentais, assim como a questão da segurança. A plataforma tecnológica da NEC City SensAI – tem o importante papel de orquestrar e integrar os processos no contexto das cidades, possibilitando a convergência dos serviços públicos de forma inteligente. Além disso, a solução consegue integrar aplicações que utilizam dados enviados pelos próprios cidadãos, por meio de seus dispositivos móveis, o que os torna parte da resolução dos problemas”, explica Reis.

 

Inteligência Artificial e biometria na vertical hospitalar

A tecnologia de Biometria está consolidada há muitos anos no segmento de segurança e a NEC tem suas soluções destacadas pelo NIST – do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos.

Durante a Futurecom, a companhia apresentou uma solução de identificação digital para recém-nascidos “New Born ID”, que consegue identificar e verificar a impressão digital de bebês, algo que as tecnologias, até então, não eram capazes de fazer.

A pele dos dedos dos bebês é muito fina e macia, por isso, no caso deles, o escaneamento da digital, cujo desenho é formado pelo que chamamos tecnicamente de ‘cristas e vales’, torna-se de alta complexidade. É possível acontecer também distorções nas imagens obtidas pelos equipamentos nessa fase da vida, devido ao contato físico da pele com a área do leitor.

“A NEC desenvolveu a solução NEC SmartScan Neonatal que conta com um dispositivo para leitura sem contato, processamento de imagem proprietário e uma captação de alta resolução com fácil integração a sistemas de identificação digital, legados que foram originalmente concebidos somente para lidar com impressões digitais de adultos”, explica Adriano Finamore, head de Digital ID da NEC.

O sistema de Inteligência Artificial e biometria ajuda a evitar trocas de recém-nascidos, bem como o tráfico de crianças, e contribui, ainda, para a organização do sistema vacinal infantil e programas de assistência social.

“São captados dados dos bebês e de suas mães, assim, as informações de ambos ficam atreladas. É importante que cada cidadão possua um documento de identidade emitido de forma segura e confiável, mais que um direito, é uma questão de cidadania” finaliza.

 

Prova de vida e cidadania

Outra solução que a empresa demonstrou é o Liveness, que tem como objetivo fazer a autenticação e verificação do rosto da pessoa viva para evitar fraudes. A NEC fornece essa solução para um órgão público brasileiro que necessita fazer a autenticação da identidade de seus usuários via aplicação multiplataformas para smartphone e web.

A solução de biometria também pode ajudar a garantir os direitos dos cidadãos, a partir da identificação dessas pessoas e inclusão nos sistemas públicos do país, com menos burocracia, mais agilidade e combatendo possíveis fraudes.

 “O Liveness garante que a operação esteja sendo realizada por um usuário real e não por um robô ou de alguém usando uma foto impressa ou digital, por exemplo. Até o momento, já foram contabilizadas mais de 250 milhões de verificações com a ajuda do Liveness da NEC dentro da plataforma desse cliente”, finaliza. 

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também