O Sírio-Libanês melhora gestão com Inteligência Artificial, através do Command Center. O sistema foi desenvolvido e implantado ao longo do último ano, e tem ajudado os gestores da instituição a mapear processos, espaços, leitos e equipes no atendimento médico com maior agilidade e eficiência. Com a alta da demanda de casos de coronavírus, a ferramenta desenvolvida pela healthtech 3778 se mostrou uma grande aliada para a tomada de decisão no hospital.
O sistema é uma solução desenvolvida para o planejamento e a gestão de operações hospitalares que oferece um dashboard em monitores que, em tempo real, traz um fluxo de informações organizado e hierarquizado, evidenciando os pontos que merecem atenção imediata. Além disso, faz alertas e sugere ações, a partir da análise da inteligência artificial.
De forma centralizada, o Command Center reúne as informações de diferentes sistemas de gestão, de áreas distintas do hospital, deixando em evidência informações sensíveis como tempo de espera por leito, quais são os pacientes que estão em desospitalização e em que fase desse processo se encontram – seja ela alta médica ou alta real, que é quando ele realmente deixa o hospital.
Com base em todos esses dados, a Inteligência Artificial do Command Center consegue oferecer também modelos preditivos, que projetam o tempo de novas internações de pacientes e otimizam a ocupação de leitos, a compra de suprimentos e insumos, além do orçamento operacional.
“Esse projeto está conectado com a diretriz estratégica do hospital de digital first e coloca o Sírio-Libanês na vanguarda dos produtos digitais”, analisa Rute Freitas, diretora de Capacidade e Operações do Sírio-Libanês.
Com as informações detalhadas, predição de tempo de internação e de fluxo de pacientes, o hospital pode trabalhar com segurança com planos e processos, caso haja aumento de ocupação, otimizando sua estrutura. Além disso, os tomadores de decisão são capazes de alocar recursos humanos, físicos e financeiros onde há necessidade. O resultado é o aumento da produtividade e da eficiência da operação da instituição.
“O desenvolvimento dessa solução foi todo pensado para dar agilidade e assertividade na tomada de decisão em hospitais como o Sírio-Libanês e para dar conforto aos pacientes e seus familiares, seja com a disponibilização mais rápida de leitos e recursos ou com a redução do tempo da burocracia de liberação ou altas”, explica Guilherme Salgado, médico e CEO do Grupo 3778.
Através da gestão com Inteligência Artificial é possível admitir os pacientes em menor tempo e acompanhá-los até o momento da alta, inclusive com a sugestão de procedimentos e alertas para os casos fora da curva de um comportamento padrão. Também é capaz de simular diferentes cenários, o que dá a possibilidade de planejamento aos tomadores de decisão em momentos de grande variação de demanda.
O Command Center tem interface com dados de diversas partes do processo como o assistencial, de hotelaria, manutenção e administrativo. Desta forma, é possível otimizar o trabalho em todos os setores, refletindo também na agenda de atendimento em clínicas e centros de diagnósticos.
As próximas fases contemplarão os Serviços Auxiliares de Diagnose e Terapia (SADAT), o Pronto-Atendimento e o Centro Cirúrgico do hospital.