A Guarda Civil de Varginha, em Minas Gerais, está instalando câmeras de segurança fixas e PTZ, capazes de realizar a leitura de placas, para acelerar a prevenção e o combate à violência, criminalidade e proteção do bem público.
“A finalidade é a busca por melhorias na qualidade do serviço de captura e monitoramento de imagens”, explica o diretor da GCM, Marcos Cleber Sales. Com a capacidade de leitura de placas, a prefeitura também espera ampliar as barreiras sanitárias, controlando o acesso de veículos de outras regiões.
O prefeito Vérdi Melo explica que “a instalação dessas câmeras servirá de experiência para a implementação do projeto “Cidade Inteligente”, que a prefeitura está desenvolvendo, com vista à modernização de todos os sistemas tecnológicos, inclusive com soluções para o sistema de mobilidade urbana”.
As primeiras câmeras de CFTV foram instaladas na Rua Delfim Moreira, cruzamento com a Rua Deputado Ribeiro de Resende, que recebeu cinco câmeras, uma para cada sentido do cruzamento e uma focando de cima do cruzamento.
As próximas serão instaladas na Avenida Rio Branco, cruzamento com a Santa Cruz; serão 5 câmeras sendo uma virada para a Santa Cruz, duas para quem sobe a Rio Branco, uma direcionada para a praça na avenida Rio Branco e uma em focando o cruzamento; e outras cinco câmeras de segurança serão instaladas nas proximidades do Parque de Exposição que acompanharão todo o fluxo de veículos e pessoas em ambos os sentidos.