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Biometria de voz na prevenção de fraudes no mercado financeiro

somente no primeiro semestre de 2020

A biometria de voz vira solução na prevenção de fraudes. De acordo com a última atualização do relatório do Sistema de Quantificação de Fraudes (SQF), da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), as fraudes comprovadas somente no primeiro semestre de 2020 chegaram a R$ 329,5 milhões.

Trata-se de um crescimento de 0,3 pontos percentuais se comparado ao mesmo período de 2019. Com isso, é possível afirmar que o mercado segurador tem um grande desafio pela frente no que diz respeito a soluções de prevenção de fraudes.

Para Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, a busca por novas tecnologias antifraude será a pauta principal do setor de seguros nos próximos anos.

“Em um mercado que anualmente perde milhões de reais em fraudes comprovadas, é natural que o mercado esteja se movimentando para achar os melhores parceiros, que por meio da tecnologia conseguem desenvolver programas de prevenção a fraudes para identificar outros sinistros ocorridos com o mesmo cliente ou em outras seguradoras, assim como evitar a ação dos golpistas no primeiro atendimento” afirma.

A Minds Digital que vem atuando no setor bancário e virou um aliado fundamental para o Banco BMG identificar quadrilhas de fraudadores em território nacional. A empresa utiliza Inteligência Artificial e modelos de Machine Learning para autenticação a partir do uso da voz do próprio cliente, identificando e prevenindo tentativas de golpes em todo o ecossistema do negócio.

“Uma das vantagens da biometria de voz é a captura das características únicas da voz de cada pessoa (como o timbre, altura e frequência) logo no seu cadastro na empresa. O sistema consegue reconhecer se é uma gravação tentando se passar pela pessoa, inclusive nos canais de relacionamento com o cliente”, comenta o executivo.

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Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

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