Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Equinix inaugura datacenter de hiperescala nas Américas

A Equinix, Inc anunciou sua expansão planejada na América do Sul com aquisições de datacenters da empresa Entel no Chile e no Peru.

Equinix inaugura datacenter de hiperescala nas Américas e o sétimo da empresa no Brasil. Localizado em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, o SP5x tem uma capacidade de aproximadamente 5 megawatts (MW) em sua primeira fase e deverá fornecer uma capacidade total de 14,4 MW quando concluídas todas as fases. O investimento total até a finalização do datacenter corresponde a aproximadamente US$ 116,4 milhões.

O novo datacenter – chamado xScale  – foi projetado para atender às necessidades de implantação de carga de trabalho de um grupo específico de empresas de hiperescala, incluindo os maiores provedores de serviços de cloud do mundo. Dessa forma, as instalações obedecem aos requisitos técnicos, operacionais e de preços dessas empresas, que exigem grandes quantidades de espaço e energia para suportar a enorme expansão de milhares de servidores para cloud, analytics de big data ou tarefas de armazenamento, ao mesmo tempo em que atendem aos compromissos de sustentabilidade do cliente e da empresa.

 

Datacenter de hiperescala: projeto ambicioso

O SP5x é um dos 32 data centers xScale planejados globalmente na joint venture com o GIC (fundo soberano de Cingapura), representando um investimento de aproximadamente US$ 6,9 bilhões e presença em países das Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Na região, outros dois xScale estão previstos em São Paulo, além de um na Cidade do México.

Estrategicamente localizado dentro do nosso campus de São Paulo, ele está conectado aos ricos ecossistemas digitais e de negócios dentro dos nossos quatro data centers Equinix IBX existentes, proporcionando aos clientes SP5x proximidade e acesso à melhor plataforma de negócios digitais do mundo.

“Com a primeira implantação xScale da Equinix nas Américas, nosso foco permanece no cliente. Esta instalação foi projetada para atender às exigências diferenciadas de nossos clientes de hiperescala em um marketplace altamente competitivo. A América Latina é uma região estratégica para o crescimento da hiperescala e São Paulo é o maior centro econômico e industrial do Hemisfério Sul”, avalia Eduardo Carvalho, Presidente da Equinix Brasil.

 

Datacenters modulares e flexiveis

O datacenter de hiperescala xScale difere dos modelos tradicionais por atacado em aspectos fundamentais: estão próximos e conectados às instalações de varejo da Equinix via fibra, permitindo que as empresas de hiperescala se conectem à plataforma da empresa e acessem instantaneamente parceiros e clientes em mais de 60 regiões no mundo. Isso gera, também, a possibilidade de oferecer melhor performance e latência ainda menor aos clientes nos data centers Equinix IBX vizinhos. 

“O projeto dos data centers está se tornando mais modular e flexível para acomodar as exigências variadas dos clientes: da pequena infraestrutura de edge à hiperescala. Com os data centers xScale, a Equinix oferece uma proposta de valor sólida, que vai além da energia e do espaço: uma plataforma global com um amplo ecossistema de parceiros e clientes, um elemento essencial para o sucesso dos negócios digitais”, disse Leonardo Sampieri, Analista de Tecnologias de Informação e Comunicações da Frost & Sullivan.

O crescimento da economia digital vem impulsionando a busca por conectividade e multicloud híbrida. Os maiores provedores de cloud globais, incluindo Alibaba Cloud, Amazon Web Services, Microsoft Azure, Oracle Cloud e Google Cloud, contam há anos com a Equinix e sua plataforma de mais de 220 data centers para se conectar aos seus clientes e parceiros estratégicos. À medida que essas empresas continuam a crescer e se expandir globalmente, elas exigem maior escala de computação e cache de edge e também podem contar com a Equinix para essa demanda.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Canal de notícias e negócios especializado em Segurança Eletrônica e Segurança da Informação.

Compartilhe este artigo

Veja também