Uma parceria tecnológica apresenta produto com 5G. Trata-se do primeiro caixa eletrônico feito com tecnologia 5G da América Latina, lançado pelas empresas TecBan, Claro e a Ericsson, juntamente com soluções corporativas disponibilizadas pela Embratel.
Instalado em um ambiente controlado em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, o equipamento faz parte da rede de autoatendimento Banco24Horas.
A ideia da parceria tecnológica com 5G é permitir a gestão inteligente do funcionamento dos ATMs e o acesso dos clientes a funcionalidades como disponibilidade de soluções de atendimento por videoconferência e distribuição da tecnologia via hotspot Wi-Fi.
De acordo com a TecBan, já foram observados os avanços propostos pelas especificações da nova rede relacionados à alta disponibilidade do serviço de telecom, o menor tempo de resposta e a maior velocidade para todas as aplicações ativas no caixa.
A empresa destaca que a tecnologia 5G permitirá integrar uma série de novas soluções para aprimorar a experiência do usuário final, o processo operacional e a segurança dos terminais. Outra vantagem destacada é a possibilidade de avaliar a fila de pessoas e calcular o tempo de espera do terminal utilizando a análise das imagens das câmeras de vídeo.
“As possibilidades são infinitas. Os Banco24Horas com 5G poderão se transformar em pontos de mídia digital com streaming de vídeo de alta qualidade, por exemplo. Em termos de segurança, o advento permitirá o monitoramento de vídeo e vigilância dos pontos de autoatendimento em tempo real, com melhor qualidade de imagem para os operadores remotos”, destaca Robert Baumgartner Junior, diretor de TI e telecom da TecBan.
Expansão das ofertas de serviços
A TecBan, por meio da TBNet, sua operadora de telecomunicação, também pretende expandir sua oferta de serviços para as agências das instituições financeiras e para o setor de varejo.
A empresa quer se valer dos ganhos de escala e de produtividade habilitados pela tecnologia, que comporta um volume de tráfego muito maior que as redes móveis celulares atuais, permitindo qualidade de serviço e baixa latência comparáveis aos acessos em fibra óptica.
A parceria tecnológica que apresenta o primeiro produto com 5G estuda o uso da tecnologia em conjunto com realidade virtual embarcada. O objetivo é auxiliar técnicos de campo e vigilantes dos carros-fortes, para fins de manutenção dos caixas eletrônicos e para proporcionar mais segurança no transporte de valores e recarga dos terminais.
Segundo André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro, a aplicação do 5G no mercado financeiro deve expandir consideravelmente as possibilidades de desenvolvimento de novas soluções, com impacto direto na experiência de uso dos consumidores e em melhorias para o negócio em si.
“As redes LTE, disponíveis atualmente, já atendem a muitas necessidades deste mercado. Porém, a implantação da nova tecnologia agregará novos recursos, como alta confiabilidade e soluções de rede orientadas às características do negócio, com funcionalidades adicionais e otimizações que podem contribuir de forma significativa para a evolução do sistema financeiro no país”, afirma.
Para Tiago Machado, vice-presidente de negócios da Ericsson para a conta Claro Brasil, o 5G impulsiona diversas cadeias produtivas, algo essencial para a economia brasileira.
“A cobertura 5G pode, por exemplo, criar um meio de transporte de dados sensível, por meio de um ‘caminho dedicado’ para fazer a comunicação mais rápida, com latência muito baixa e muito segura entre a central e as agências, além de possibilitar uma capilaridade maior para as instituições financeiras, ajudando na inclusão digital e na bancarização da população”, acrescenta.
No projeto, o beOn Claro, hub de inovação da operadora, é responsável por catalisar a co-criação das novas soluções e produtos, tirando proveito das potencialidades da tecnologia 5G e da capacidade de todos os envolvidos em buscar soluções relevantes.