De acordo com um novo relatório da Marketsandmarkets sobre o setor de segurança cibernética nos próximos cinco anos, esse mercado crescer nos próximos cinco anos e passar de US$ 173,5 bilhões em 2022 para US$ 266,2 bilhões até 2027, a uma taxa de crescimento anual composta de 8,9 % nesse período. Alguns fatores que estão impulsionando o crescimento do mercado incluem um aumento na taxa de ataques cibernéticos em alvos que causam interrupções operacionais, as abordagens de CSMA (do inglês Cyber Security Mesh Architecture) estão se tornando mais populares e a crescente demanda por membros do conselho cibernéticos.
A implantação na nuvem decola
O subsegmento que mais cresce no mercado de segurança cibernética é a implantação na nuvem. Soluções em nuvem oferecem às empresas mais segurança, velocidade e escalabilidade de TI. As organizações economizam ainda mais pois não precisam investir em hardware, software, armazenamento ou equipe técnica caros. Por meio de serviços de segurança em SaaS, os sistemas baseados em nuvem oferecem uma abordagem diferenciada para proteger os aplicativos da empresa. Essas plataformas são úteis para companhias com fundos limitados para investimentos em segurança. Como esse método de fornecimento atende aos requisitos de segurança de TI, a demanda por soluções de segurança cibernética baseadas em nuvem está aumentando rapidamente. Grandes corporações e mesmo pequenas e médias empresas estão mudando de soluções convencionais de segurança cibernética locais para soluções baseadas em nuvem com mais aplicativos implantados na nuvem. Como as soluções de segurança cibernética na nuvem são simples de manter e atualizar, o modo de implantação na nuvem está se expandindo. Além disso, o uso de soluções de segurança baseadas em nuvem pode liberar recursos para que as organizações se concentrem em suas principais funções operacionais, em vez de investir continuamente em infraestrutura de capital para segurança de TI. Portanto, o segmento de nuvem tem o maior CAGR durante o período previsto.
Segurança cibernética: necessidade de proteger aplicativos móveis
Um dos elementos que devem influenciar o crescimento do mercado do setor de segurança de aplicativos é o número crescente de dispositivos móveis. Com a ampliação do uso desses dispositivos, a necessidade de proteger os aplicativos cresceu significativamente em importância para as empresas. Os invasores frequentemente visam aplicativos sensíveis aos negócios porque incluem dados sobre recursos e procedimentos organizacionais importantes. Muitas empresas priorizam a segurança da rede acima da segurança dos aplicativos, o que as deixa vulneráveis a ataques e cria uma lacuna de segurança.
A segurança de aplicativos móveis garante visibilidade e transparência dos processos de negócios, bem como a confidencialidade dos dados movidos entre aplicativos móveis. A segurança de aplicativos online inclui identificar o perímetro completo de um aplicativo da Web, escaneá-lo em busca de vulnerabilidades e protegê-lo contra ataques como SQL Injection (técnica de ataque baseada na manipulação do código SQL), scripts entre sites, ataques DdoS e outros comportamentos suspeitos críticos. Com um incremento em ataques cibernéticos avançados em APIs, organizações em todo o mundo estão adotando soluções de segurança de aplicativos, impulsionando o crescimento do mercado.
Expansão do cenário de ameaças na Ásia-Pacífico
Devido a expansão da região Ásia-Pacífico – incluem as economias da China, Índia, Japão, Malásia, Cingapura, entre outros – o cenário de ameaças de ameaças e os gastos em soluções de segurança cibernética nesses países são maiores. Os problemas de segurança e fraude tornaram-se mais prevalentes na Ásia-Pacífico devido ao crescimento da IA, IoT e big data. O comércio eletrônico, finanças e outros serviços online são garantidos pelo amplo uso da internet na região, tornando-a vulnerável a ataques cibernéticos. Particularmente em regiões como China, Japão e Indonésia, empresas e startups locais surgiram como participantes importantes, lutando com corporações multinacionais dos EUA. A adoção de soluções de segurança cibernética foi motivada pelo fato de que as pequenas e médias empresas dessa área estão sofrendo ataques cibernéticos, incluindo 74% das PMEs na Índia e Nova Zelândia, 33% na Indonésia e Coréia do Sul e 37% no Japão. Para proteger seus dados extremamente confidenciais, as organizações estão usando cada vez mais soluções de segurança cibernética. Além disso, o setor de segurança cibernética está vendo oportunidades de desenvolvimento rápido na área devido a leis governamentais eficientes e melhorias tecnológicas. Assim, prevê-se que a região da Ásia-Pacífico tenha um crescimento mais alto no período previsto, de acordo com os analistas.