A Netskope lança o Netskope One Data Lineage, um recurso que fornece visibilidade e análises para ajudar as organizações a rastrear e avaliar a procedência dos dados onde estejam armazenados, como se movimentem ou sejam utilizados. Como parte da expansão contínua da plataforma Netskope One, o novo recurso permite que as empresas avancem com mais confiança em iniciativas de IA, com a garantia de trilhas de auditoria verificáveis para conformidade, investigações e políticas de dados.
A adoção da IA exige que as empresas tenham governança segura sobre seus dados e trilhas de auditoria verificáveis, independentemente de onde esses dados se originam, circulam ou são usados. Esse desafio ganha escala rapidamente, mas ferramentas legadas, como o DLP legado, ainda não oferecem a visibilidade necessária para proteger esses dados.
“As empresas precisam do contexto completo de como os dados estão se movendo pelo ambiente digital, além da capacidade de impedir o acesso e o uso não autorizado, e de comprovar a conformidade com regulamentações cada vez mais rigorosas de proteção de dados. Isso se torna ainda mais importante com a adoção generalizada de agentes e outras ferramentas de IA”, explica Krishna Narayanaswamy, cofundador e CTO da Netskope.
O Netskope One Data Lineage se baseia nos controles de segurança de dados da Netskope e permite que as equipes rastreiem e visualizem o movimento de dados sensíveis em toda a organização, desde a origem até o uso e o acesso. A tecnologia também mantém os controles de política associados aos dados mesmo quando eles são extraídos, copiados ou reformatados em diferentes arquivos e formatos. Na prática, a funcionalidade traz benefícios como:
- Visibilidade e controle ampliados: Contexto completo da procedência dos dados, da origem ao destino, entre diferentes usuários e sistemas, apoiando investigação retrospectiva detalhada após exfiltração ou acesso interno inadequado e a aplicação proativa de medidas de conformidade para dados sensíveis.
- Proteção contra ameaças internas: rastreamento de movimentações inadequadas de dados e de padrões de uso por usuário, facilitando a identificação de riscos internos, a investigação de incidentes de perda de dados e a correção de movimentações não autorizadas.
- Postura de segurança e política de acesso: histórico completo da origem e da evolução de documentos e arquivos, permitindo que equipes de TI e segurança ajustem e apliquem políticas de acesso a dados para melhorar a postura de segurança.
“A governança rigorosa dos dados, aliada a trilhas de auditoria verificáveis de onde os dados residem e como são usados, ajuda a garantir que apenas as pessoas e dispositivos certos tenham acesso aos dados adequados. Isso oferece às organizações uma base confiável de dados, pronta para o uso da IA”, explica Jennifer Glenn, diretora de Pesquisa do IDC Security and Trust Group.


















