Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Autenticação sem contato na palma da mão

Fujitsu-palmesecure-securitybusiness

Com a pandemia de coronavírus, as empresas de segurança tem utilizado seus produtos para criar soluções criativas que ajudem a combater o avanço da Covid-19. Entre as soluções mais usadas estão aquelas sem contato e a Fujitsu, que atua no segmento de autenticação biométrica, reforça a presença do PalmSecure – sistema de autenticação baseado nas veias da palma da mão.

Lançado há alguns anos, o  equipamento utiliza raios infravermelhos para capturar a imagem do padrão de veias da palma da mão. A autenticação ocorre ao comparar o padrão com os dados previamente registrados no sistema. As veias de uma pessoa têm riqueza distinta de características, o que torna as possibilidades de fraude praticamente inexistentes e permite um alto nível de segurança.

O PalmSecure tem vantagens do equipamento sobre outros sistemas contactless, como o reconhecimento facial  – uma vez que este não reconhece rostos com máscaras (item obrigatório atualmente).  Nos sistemas de biometria convencionais, há a necessidade de limpar teclados após cada uso. O sistema da Fujtisu elimina essa essas etapas. O reconhecimento das veias da palma da mão é eficiente e fornece uma maneira de reduzir o risco de transmissão viral e, ao mesmo tempo, elevar significativamente a segurança.

“Não importa o quão difícil e complexa seja sua senha, ela pode ser facilmente descoberta ou esquecida. O PalmSecure oferece uma alternativa para esse problema porque simplifica o acesso do usuário final,  e é o sistema de biometria com a menor chance de um indivíduo se passar por outro” afirma Elizabete Brandão, Gerente de Soluções em Segurança da Fujitsu Brasil.

Solução multissetorial

As oportunidades de adoção do PalmSecure abrangem uma vasta gama de mercados, como segurança, financeiro/bancário, saúde, educação e comércio. As possíveis aplicações incluem admissão física em áreas fechadas, login em desktops e servidores, acesso a terminais de venda, terminais bancários, além de outras possibilidades específicas para cada segmento.
Na área da saúde, por exemplo, o PalmSecure pode ser utilizado para a autenticação de médicos e pacientes (no caso destes, a fim de garantir a identidade no momento de usar um plano de saúde) ou para controle de acesso físico às instalações. Já para o uso financeiro, o dispositivo agiliza e torna mais segura a operação em agências bancárias e caixas eletrônicos e previne fraudes.
No comércio, o PalmSecure pode diminuir filas e burocracias, já que tem a possibilidade de ser associado ao cartão de crédito e ser usado na hora do pagamento. Para os ambientes corporativos, o dispositivo pode ser a chave de acesso a sistemas e logins e até mesmo auxiliar no controle de acesso de passageiros à área de embarques em aeroportos.
Além disso, pode ser usado em sistemas de controle de acesso em escritórios, clínicas, órgãos públicos, centros de pesquisa, universidades, condomínios residenciais e data centers, garantindo a segurança física.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também