Em mais uma edição do Engage Experience, a Ingram Micro Brasil reuniu cerca de 2.300 profissionais do mercado de TI para falar sobre inovação, tecnologia e negócios do setor de tecnologia da informação. O encontro aconteceu no dia 22 de novembro, em São Paulo, e teve 14 palestras e cerca de 40 estandes de marcas patrocinadoras, com o objetivo de estimular práticas de inovação, diversidade e sustentabilidade do mercado. De acordo com Flavio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Country Executive da Ingram Micro, que fez a palestra de abertura do Engage 2023, o encontro foi um importante fechamento do ano de 2023 para o ecossistema de canais de distribuição no Brasil. “Reunimos os mais importantes representantes de todo o canal de distribuição em uma edição histórica do evento que bateu todos os recordes. Além de muitos dos principais executivos do setor de TI, destaco a participação de muitas revendas, tanto de software quanto de hardware, além de desenvolvedores, grandes integradores e muitos fabricantes”, diz ele. “Iniciativas com essa diversidade permitem a geração de mais conexões, oportunidades de negócios e mesmo o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado como um todo.” A programação contou com a apresentação de executivos de grandes empresas, mediadas pela jornalista Christiane Pelajo. A primeira parte do encontro foi focada em como o uso de inteligência artificial pode alavancar os negócios, a Cibersegurança, a responsabilidade social e ambiental, a equidade racial e a presença feminina no mercado da tecnologia. Entre os palestrantes estiveram Augusto Rosa (Lenovo), Carlos Levy e Carlos Stanis (AWS), Frederico Tostes (Fortinet), Luciane Dalmolin (Dell), Ricardo Mucci (Cisco), Ricardo Kamel (HP), Tânia Consentino (Microsoft) e Tonny Martins (IBM). Victor Baez, Senior Vice President, Cloud and Global Vendor Engagement da Ingram Micro Inc. salientou que a subsidiária brasileira se destaca pelo perfil empreendedor. “Um evento como esse reúne tudo que a Ingram Micro tanto trabalha para fazer. Ou seja, agregar tecnologias, incorporar serviços, transformar o canal e mobilizar todo o ecossistema de TI de forma a apresentar os melhores resultados para os clientes por meio da tecnologia”. A conclusão de Baez foi corroborada, entre outros, pelo Country Manager da Fortinet Brasil e VP de Cloud para a América Latina e Canadá. “A Ingram Micro consegue reunir e conectar diversos canais e ambientes completamente diferentes para compartilhar informação e conhecimento. Isso é extremamente importante em nosso negócio, principalmente para a Fortinet, que sempre dedica esforços para inovar em segurança cibernética, que se tornou um dos serviços cruciais atualmente – dado o avanço do cibercrime – para qualquer segmento e tamanho de empresa que precisa estar em conformidade com regulamentos, como a LGPD, e não queira ter sua operação paralisada.” Transformando vidas e gerando um novo mercado profissional Na segunda parte do evento, as palestras se voltaram mais ao tema do comportamento humano e de como as pessoas podem evoluir e mudar em diferentes esferas das vidas. “O objetivo foi provocar para que nossos parceiros se sentissem desafiados a fazer melhor e superar desafios de maneiras cada vez mais criativas. A Ingram Micro está sempre em busca de nomes que são referência de mercado. Palestrantes que, ao mesmo tempo em que trazem uma bagagem enorme ao falar sobre tecnologia, inovação e mudanças, conseguem despertar nos parceiros um lado humano às vezes esquecido por quem usa tecnologia”, afirma Welington Sousa, diretor de Marketing, B.I. e CX da Ingram Micro Brasil. Entre os convidados do Engage Experience 2023 esteve Murilo Gun, palestrante de criatividade, inovação, liderança, autoconhecimento e bem-estar, que falou sobre a identificação de sentimentos. “Além da inteligência artificial, precisamos de heart intelligence. Falamos de sustentabilidade, mas nós também temos de ser sustentáveis. Usem as tecnologias naturais e humanas também”, destacou. Na sequência, Gustavo Loyola, da Tendências Consultoria, traçou um cenário econômico internacional e de perspectivas para o Brasil. Clovis de Barros, doutor e livre-docente da Escola de Artes da USP, falou sobre como alcançar a excelência, e um painel intitulado “ESG na Era Digital: Desafios e Oportunidades” reuniu Ana Letícia Lucca (Escola da Nuvem), Flavio Moraes Jr. (Ingram Micro) e Gissele Ruiz Lanza (Intel), que relataram suas experiências com educação inclusiva. Há dois anos a Ingram Micro apoia as iniciativas da Escola da Nuvem, projeto sem fins lucrativos homônima, cuja missão é formar e empregar pessoas vulneráveis no mercado de tecnologia. A expectativa da Escola da Nuvem é chegar ao final deste ano com 3 mil alunos formados. “Entendemos que temos um papel importante na educação e na conscientização da nossa responsabilidade no meio ambiente e no social na governança das corporações. A proposta deste evento é para passar esta mensagem, seja para os nossos parceiros seja para as instituições que nós apoiamos, como a Escola da Nuvem”, afirma Flavio Moraes. Como evento de transformação e inclusão, o Engage Experience 2023 adotou práticas de sustentabilidade em sua organização, e cada apresentação teve tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais). “É possível criar um evento de grande porte sem prejudicar o nosso planeta”, disse Welington Sousa. “Do plantio de árvores à utilização de madeiras obtidas em áreas de reflorestamento, passando pela utilização de materiais biodegradáveis, doação de lonas para criação de bolsas em comunidades em situação de risco social e o correto descarte de tudo que foi utilizado”, relata. Por fim, o evento foi encerrado com um show da banda Os Paralamas do Sucesso.