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Inteligência Artificial pronta para diversos mercados

A Inteligência Artificial embarcada foi o destaque desta edição da Intel Powerhouse, que reuniu empresas e soluções desse tipo para diversos mercados.

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Na Powerhouse 2023, que aconteceu no dia 7 de dezembro, a Intel reuniu parceiros comercias e especialistas para um dia de palestras e intensa troca de conhecimentos. Todas elas tinham um traço em comum – o uso da Inteligência Artificial nos mais variados mercados como forma de facilitar o dia a dia, independente da vertical de atuação das companhias.

O evento reúne fabricantes, parceiros de hardware e software, integradores, além de integrantes da comunidade de desenvolvedores – cientistas de dados com foco enterprise e inovação.

Gisselle Ruiz Lanza, Diretora Geral para América Latina da Intel, conduziu o painel inaugural, seguida das palestras com representantes da Lenovo, Dell, RedHat, Human Robotics, Oiti Tech e outras parcerias importantes do segmento.

“No evento trabalhamos uma parte conceitual e a evolução da IA, como visão computacional, reconhecimento automático de fala, processamento de linguagem natural, sistemas de recomendação e IA gerativa mostrando de forma prática como essa tecnologia pode ajudar vários mercados, como Indústria, Hospitais, Infraestrutura de Transportes e Rodovias, entre outros. Estamos trabalhando com esses parceiros numa evolução que perdura ao longo dos anos”, comentou Fabiano Sabatini, IoT Lead da Intel para a América Latina.

O evento também mostrou a evolução do OpenVINO , ferramenta gratuita da Intel para desenvolvedores otimizarem e reduzirem esses modelos gigantes de aprendizagem de máquina, permitindo implementações mais simples e otimizadas para demandas específicas.

Em sua aresentação,  Balaji Srinivasan, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da Intel, destacou que o volume de parâmetros dos modelos de linguagem, que define quão complexas podem ser as interações de uma IA, também limita onde elas podem ser implementadas.

“Modelos muito grandes exigem hardwares mais robustos, e isso não costuma ser financeiramente viável para pequenas organizações. Além disso, criar modelos LLM do zero é uma tarefa que leva muito tempo e investimento, fora do alcance da dessas empresas menores. Por essa razão, o ideal é buscar modelos e frameworks públicos pré-treinados, reduzi-los, eliminando parâmetros excedentes para uma aplicação e retreiná-los para propósitos específicos”, explicou.

Com isso, empresas e desenvolvedores menores conseguem, por exemplo, criar chatbots internos para otimizar fluxos de trabalho de funcionários e colaboradores. Com parâmetros reduzidos e modelo de linguagem treinado com dados internos, é possível criar um assistente virtual que pode ser armazenado e executado em servidores pequenos, ou mesmo em máquinas locais, sem a necessidade uma infraestrutura em nuvem, fora de muitos orçamentos.

 

Robótica e diagnósticos médicos com soluções com IA

A edição da Intel Powerhouse 2023 teve algumas atrações especiais na área de exposição Innovation Showcase, na qual as empresas destacaram suas soluções de software e hardware com IA embarcada.

Um dos principais soluções foram o robô autônomo com IA criado para atender o setor de Logística. O robô foi apresentado pela Instor, projetado especialmente para uso em logística industrial e cuja inteligência artificial permite identificar obstáculos por meio de sensores e calcular rotas de forma autônoma para evitar colisões em tempo real.

Além disso, ele emite alertas para avisar trabalhadores sobre potenciais riscos, como não usar equipamentos de segurança.

A Lunit, empresa especializada em aumentar a precisão de diagnósticos de imagem utilizando IA, mostrou uma solução inovadora: a Lunit Insights. Através da visão computacional, a solução batizada de é treinada com parâmetros extremamente precisos, mas muito reduzidos, para identificar tumores em potencial.

“Graças à precisão, o software auxilia oncologistas a diagnosticar possíveis focos de câncer de mama com meses ou até anos de antecedência. Com isto, os médicos conseguem ter mais precisão em situações onde, apenas com o olho humano, um pequeno ponto poderia passar despercebido”, explicou o executivo da empresa.

 

Inteligência Artificial e a precisão na área industrial

Outro destaque foi a Ponfac, que em seu estande destacou uma solução de visão computacional que pode ser utilizada por mercados como Indústria e Medicamentos, entre outras. A solução identifica produtos fora de padrão, faz a contagem dos produtos e automaticamente sinaliza para exclusão desses produtos da linha de produção.

“Essa solução utiliza a imagem de alta definição do produto para sinalizar se há erros de produção e embalagem. No final, ele reduz custos e mantém a satisfação do cliente, já que ele terá a garantia de receber o produto correto, na quantidade solicitada e sem erros”, destacou Moisés Pontremoli, diretor da companhia.

 

No palco da Intel Powerhouse, a Inteligência Artificial foi o destaque

Monitoramento Inteligente

A IP EXtreme foi outra empresa parceira participante do evento deste ano, no qual destacou o estudo de caso da Rodovia Rondon. Nele, a visão computacional utiliza IA para monitorar rodovias de forma inteligente, reduzindo custos e salvando vidas. Uma de suas soluções aplica softwares de análise de dados a sistemas de monitoramento, sendo possível identificar em tempo real o fluxo de carros, focos de incêndio, ou acidentes.

“A solução permite que a concessionária que gerencia a rodovia acione serviços de resgate rapidamente, eliminando a necessidade de veículos de ronda ativa, reduzindo também a pegada de carbono do serviço de monitoramento”, comentou Everton Manso, CEO da companhia.

 

Gerenciamento de telas com uso da Inteligência Artificial

O Digital Signage e o gerenciamento de telas foi o destaque da companhia 4Yousee, que mostrou no evento uma sua solução 4Yousee Analytics – instrumento capaz de gerar informações estatísticas como população por gênero, renda média, quantidade de população, identificado por uma área pré-determinada.

A IA de vídeo permite o mapeamento de uma área a fim de entender o fluxo de pessoas e veículos que passa por determinado local, cruzando informações.

“Nossa CRM de gestão de telas permite controle por inserções e o horário de funcionamento dos painéis. Esse mecanismo permite gerar ações de marketing para aumentar vendas em um posto de gasolina em uma determinada localização, com base no fluxo de veículos que passa por ali”.

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Eduardo Boni Pontes

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