Na última quinta-feira, a SonicWall promoveu o SonicWall Fast Lane: Elevate, criado para oferecer ferramentas de Cibersegurança e ajudar parceiros que buscam avançar da categoria de reseller para o perfil de MSSP (Managed Security Services Provider) voltada para o setor PME.
O evento, que acontece em toda a América Latina, foi realizado na sede da empresa, em São Paulo, e foi comandado por Edilson Cantadore, diretor de Engenharia de Soluções da SonicWall Brasil.
Durante o encontro, o executivo destacou o portfólio de soluções de cibersegurança como serviço que a companhia oferece aos parceiros e eles, por sua vez, entregam a clientes de todos os portes e regiões do Brasil. Cantadore destacou a atuação próxima ao parceiro como uma característica da SonicWall.
“Atuamos junto ao parceiro desde a fase de configuração de seu SOC (Security Operation Center). Um SOC normalmente exige altos investimentos da parte do parceiro, o que pode atrasar a caminhada em direção ao perfil de MSSP. Com nossa oferta de SOC na nuvem, a revenda pode contratar como serviço mensalizado não só a inteligência da plataforma de cibersegurança da SonicWall mas também o conhecimento de profissionais com décadas de experiência nas batalhas digitais. É o parceiro que garante a resiliência de seu cliente, pois é ele quem entende as demandas e necessidades do cliente”, explicou.
Ele destacou que os fornecedores de soluções de Cibersegurança que capacitarem os MSSPs a criar e vender seus próprios serviços gerenciados de segurança dominarão – sem ser uma ameaça de competição atual ou futura – o mercado PME no Brasil.
“Ao trabalharmos com força a entrega dessa inteligência no formato de security as service, liberamos o cliente de imobilizar seu capital e, também, de contratar um headcount hoje muito disputado e muito caro. Trata-se, portanto, de uma resposta de 360º a tudo o que ameaça a integridade dos negócios digitais das PME brasileiras. Na visão da SonicWall, o perfil de fornecedor vencedor é aquele que atua como retaguarda do MSSP. A meta é ajudar esses provedores de serviços a competir com provedores de serviços maiores, manter a rentabilidade e oferecer soluções localizadas e centradas no cliente”.
Programa de canais com três pilares
O programa de canais da SonicWall é dividido em três pilares: Lealdade, Simplificação e Autossuficiência.
A companhia atua no modelo Channel first, ou seja, 100% através de parceiros e em uma relação de confiança de ambos os lados. Por sua vez, a simplificação de processos ocorre através da SonicPlatform, que entrega ao cliente uma visualização única para gestão de todo nosso portfólio para nossos parceiros, trazendo agilidade nas demandas do dia a dia. Além disso, o plano de canais entrega e desenvolve nossos parceiros através de certificação oficial, treinamentos online em nosso Sonicwall University e treinamentos de nosso time de SEs e Comercial, como a clínica de vendas. Outro grande diferencial é o maior rebate oferecido por um fabricante na região.
“Dividimos nosso plano de canais em duas trilhas: Velocity e Mastery. Dentro da trilha Velocity temos os canais Bronze e Silver. Basicamente eles têm metas por atingimento de vendas, sem nenhuma obrigatoriedade de certificações. Entendemos que no início de uma parceria, o mais importante é que o conhecimento venha de forma gradativa e não obrigatória, exigindo altos investimentos para especialização. Na trilha Mastery, temos os canais Gold e Platinum. Para esses canais, as exigências são maiores, tanto em termos de número como em certificações, pois são canais com mais tempo e experiência em nossos produtos e normalmente donos de projetos complexos, que para executá-los necessitam de uma capacitação maior. Dentro de cada trilha temos também o plano MSSP, que é vinculado ao canal de acordo com seu grau de parceria”, explica Sapia.
Crescimento na oferta de Security as a Service
De acordo com Thiago Sapia, diretor Regional da SonicWall no Brasil, esse modelo de oferta de segurança como serviço vai ao encontro das demandas das empresas usuárias e representam uma alavanca de crescimento de negócios para os parceiros.
“Com ajuda dos MSSPs, a empresa PME deixa de imobilizar capital em suas próprias soluções de Cibersegurança (CAPEX), pulverizando os gastos por meio de um contrato em forma de serviços mensalizados (OPEX). Uma pesquisa do IDC realizada por encomenda da IBM informa que empresas que contratam segurança como serviço junto a um MSSP podem reduzir seus custos com cybersecurity em até 25%. Este valor evidencia várias despesas que deixam de ser feitas: aquisição de tecnologias, gastos com atualizações e serviços oferecidos pelos fornecedores de segurança, além de contratação de head count”.
A SonicWall está presente em todas as verticais da economia brasileira, principalmente. Finanças, Varejo, Governo, Indústria e Educação. Onde há uma organização que depende de seus processos digitais e precisa garantir a resiliência de seu ambiente, há uma oportunidade para a SonicWall. Qualquer que seja o porte desta empresa.
Segundo o executivo, a atuação no mercado de Cibersegurança, que apresenta um cenário desafiador.
“Se o sucesso contra o cibercrime depende da tríade pessoas, processos e produtos, é comum que ao menos um desses elementos esteja em falta no universo PME. Nossa visão de formar e empoderar MSSPs visa, justamente, endereçar essas três frentes de batalha de uma forma holística, consistente e preparada para antecipar e bloquear até mesmo ameaças futuras. Unimos forças para assim alcançar a efetividade de defesa que as PMEs buscam de seus provedores de serviços gerenciados de segurança”.