Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Futurecom 2022 destaca protagonismo da tecnologia 5G

A tecnologia 5G estará presente em estandes de empresas como Inatel, IBM, Embratel e Huawei. Além disso, o tema será discutido nas plenárias da Futurecom

Um caminhão de 20 toneladas com várias experiências imersivas sobre a tecnologia 5G. Esse é o 5G Truck da Huawei, que será um dos destaques da Futurecom 2022, que acontece de 18 a 20 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista.

Além dela, a Embratel terá diversas demonstrações com o 5G da Claro voltadas para indústrias, hospitais, escolas, agronegócio e médias e grandes empresas. A companhia terá robôs, dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e aplicações, inclusive de Metaverso e de Realidade Estendida, para mostrar os benefícios que a quinta geração de Internet Móvel pode proporcionar para os negócios e para toda a sociedade. Na área industrial, um robô inteligente mostrará como é possível realizar atividades de logística e usar a tecnologia 5G para a modernização de fábricas.

Na área médica, a empresa mostrará kits tecnológicos com câmeras para realizar o treinamento de médicos para cirurgias assistidas a distância. No segmento de educação, apresentará óculos virtuais, Metaverso e Realidade Estendida para tornar única a experiência educacional. No estande da companhia, um Robô Conectado também mostrará como podem ser feitas teleoperações em tempo real. A Embratel ainda apresentará uma estação de coleta de dados conectada com tecnologia 5G para monitoramento de ambientes críticos da indústria pesada, além de robô de teleinspeção.

A empresa mineira Inatel, por sua vez, levará uma solução projetada em parceria com RNP e o MCTI, para criação de redes 5G privativas: o 5G in a Box. O equipamento é uma mini operadora capaz de criar uma rede móvel particular dentro de uma propriedade. É ideal para quem necessita de uma rede móvel privativa, com demandas especiais de segurança, desempenho e custo ou frequência de operação específica para aplicações em localidades onde o sinal das operadoras convencionais não chega, ou a clientes que desejam criar sua própria rede.

Outros grandes players do setor, como IBM, também estarão no Futurecom abordando como as tecnologias disruptivas serão fundamentais para entregar as novas capacidades e soluções do 5G, que aterrissa no mercado brasileiro já transformando diversos segmentos econômicos. Tecnologias como nuvem híbrida, IA, big data e analíticos, segurança, realidade aumentada, robotização e AIoT serão os destaques da empresa no que se refere à transformação digital no setor de telecomunicações e muitos outros, direta e indiretamente.

 

5G como grande protagonista

A tecnologia 5G terá protagonismo tanto na feira quanto nos eventos paralelos –  Future CongressFuture PaymentFuture GOV e Future JUD.

Na plenária ‘Jornadas de Transformação’, que será realizada no dia 18 de outubro, intitulada ‘Além do 5G: a conectividade que o Brasil precisa”, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, abordará o real cenário do lançamento da tecnologia no País e como isso se refletirá nos próximos anos. Na sequência, Sun Baocheng e Amos Genish, respectivamente CEOs da Huawei Brasil e da V.tal participarão da plenária como Keynote Speakers.

Os novos modelos de negócios alavancados pelas oportunidades multissetoriais serão tema de um debate que ocorrerá na parte da tarde e reunirá fornecedores de tecnologias para as áreas da saúde, indústria, varejo, agronegócio e logística. Estão confirmados Clayton Cruz, Divisional President da Amdocs; Sergio Berkierman, CEO da Winity; José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Alexandre Gomes, diretor de Marketing da Embratel; José Rocha, sócio da EY e Helio Matsumoto, diretor executivo (IT, Digital e CAC) do Grupo Fleury.

Já ‘O futuro à colaboração pertence: Conexão Campo – Indústria — Logística’ terá a participação de Pedro Francisco Moreira, que preside a Associação Brasileira de Logística (Abralog), bem como de Rosilda Prates, presidente da P&D Brasil. Esse relevante segmento será um dos assuntos a serem debatidos para além de suas atividades-fim, uma vez que integra um campo abrangente e essencial na conectividade em todo o País. Haverá debates de conexões também com os setores de Varejo e de Educação.
No primeiro dia do evento ainda acontece a discussão sobre “Metaverso x Multiverso: Dilemas de escalabilidade e interoperabilidade”, com a presença de Lyzbeth Cronembold, CEO da Chambers Digital; Allison Santos, líder do projeto Metaverso da MCassab; Marcelo Salvo, Líder de Inovação da NTT Data, e Décio Coraça, Senior Manager, Field Systems Engineering da Ciena. O debate fará parte da trilha Ecossistemas em Integração.

A programação se encerra com o debate internacional sobre “O Avanço do Metaverso no mundo com a chegada do 5G: tecnologias emergentes, novos modelos de monetização e aplicações para além do hype”. O Head de Customer Marketing da Amdocs, Matthew Roberts, estará no palco com o jornalista Zeca Camargo.

 

Chegada do 6G em 2030

No palco do Futurecom 2022, o engenheiro brasileiro Paulo Sergio Rufino, que hoje reside em Paris, trará no último dia do evento as mais recentes informações sobre a tecnologia 6G, atualmente em fase de definição e discussão nas comunidades científicas.  Doutorando em 6G pela Aarhus University/ CGC da Dinamarca, Rufino é autor, em parceria com o Professor Doutor Ramjee Prasad, do livro “6G: The Road to the Future Wireless Technologies in 2030” (6G: A estrada para a futura rede sem fio em 2030), ainda sem previsão para lançamento da versão em português.

 “Numa analogia, o 6G atuará como se fôssemos construir uma cidade digital, com uma estrutura extremamente inteligente, que vai possibilitar às pessoas compartilhar uma série de benefícios. O 5G é uma nova estrada que está sendo construída para se chegar a essa nova cidade. A rede 6G causará mudanças radicais em todos os aspectos da relação do homem com a tecnologia”, destaca  o engenheiro.

 O congresso deve receber, ao longo de três dias, quase 30 mil profissionais. A feira contará com mais de 150 expositores que trarão novidades e tendências nacionais e internacionais nas relações do mercado entre telcos, corporações e stakeholders. Marcas líderes do mercado de tecnologia já estão a postos para esta edição especial do Futurecom.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também