Em tempos de pandemia, um ambiente saudável e seguro deve considera tanto a infraestrutura de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) dos edifícios, como também a detecção de temperatura entre os protocolos de segurança, que incluem o rastreamento de contatos, a entrada e saída sem contato e a prática do distanciamento social.
Seguindo essa politica, a Johnson Controls anunciou o lançamento da sua solução inteligente para aferição de temperatura corporal: a câmera térmica EST Illustra Pro da Tyco.
Essa solução sem contato e altamente precisa foi desenvolvida para atender à Política de Utilização de Sistemas Teletermográficos emitida em abril de 2020 pela Food and Drugs Administration. Trata-se de uma ferramenta adicional na primeira linha de defesa para os proprietários e operadores de edifícios como parte das medidas de segurança adotadas durante a pandemia. O modelo foi testado pela Underwriters Laboratories (UL)e fornece medição rápida com níveis de precisão que excedem os padrões definidos pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC)
Detecção rápida ajuda a evitar aglomerações
A aferição de temperatura corporal é realizada enquanto as pessoas estão caminhando, a reduzindo as aglomerações e contribuindo para uma experiência sem contato na entrada de visitantes e funcionários em empresas, escolas, estabelecimentos esportivos e de transporte e outros tipos de edifícios. A tecnologia integrada de detecção facial e os tempos rápidos de medição alertam prontamente os operadores sobre uma leitura de temperatura corporal elevada.
“A maneira como interagimos com nossos ambientes, edifícios e espaços compartilhados se tornou uma preocupação importante como resultado da pandemia da COVID-19. Com uma história de 135 anos de criação de edifícios mais inteligentes, seguros e sustentáveis, a Johnson Controls possui conhecimento, tecnologia e soluções inigualáveis para repensar nossos espaços físicos nesse momento crítico. Essa câmera oferece medidas adicionais de forma rápida e sem contato. A companhia tem muito orgulho de fornecer uma solução que não só atende, mas supera os padrões da IEC”, afirma Mike Ellis, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Soluções Digitais e para o Cliente da Johnson Controls.
Por dentro da tecnologia
A solução da Johnson Controls é equipada com recursos técnicos que permitem uma alta precisão e respostas rápidas. A câmera térmica de 5 megapixels é integrada com uma tecnologia de detecção facial baseada em Inteligência Artificial, que identifica a testa de uma pessoa e realiza uma medição de temperatura em vários pontos, com precisão de ±0,2 °C (0,4 °F) quando implementada em conformidade com os requisitos de instalação e sob as condições adequadas.
A câmera conta com um dispositivo Blackbody de calibração de temperatura e emite alertas personalizados em tempo real para monitoramento local ou remoto através de navegador ou por meio de sistemas compatíveis de gerenciamento de vídeo.
Essa solução também pode ser integrada com outros sistemas de segurança, como um controle de acesso que impeça automaticamente o acesso de uma pessoa a outras áreas de um edifício.