O painel de encerramento da 2ª edição do Conexão Abese trouxe dicas e melhores práticas para promover o empreendedorismo na segurança eletrônica. O debate mediado pela presidente da Abese, Selma Migliori, contou com a presença de Ivan Jorge Santos, CEO & Founder @ Agile Inc & Agile School, PST @ Scrum.org, e de Clodoaldo Araújo, Apresentador do Rota da Inovação da Jovem PAN.
Os convidados começaram com a questão: todo mundo pode inovar? “Sim, é possível inovar em qualquer negócio, mas antes é preciso estar preparado e buscar qualificação o tempo todo. A primeira grande sacada do empreendedorismo é essa, estar preparado o tempo todo. É preciso olhar o que está acontecendo no mundo, não há espaço para pensar que o único concorrente é a empresa da esquina. Inovar é fazer diferente o que os outros fazem igual”, esclareceu Clodoaldo Araújo.
A contribuição de Ivan Jorge dos Santos trouxe a relação entre inovação e agilidade. Para o profissional, inovar é a arte de fazer o dobro do trabalho pela metade do tempo a partir da otimização do fluxo de trabalho e da consolidação de objetivos claros. Se antes só se falava de missão, visão e valores, hoje, colocou o especialista, é preciso acrescentar também a paixão e o propósito.
“O público do painel trouxe perguntas interessantes ao debate sobre como colocar em prática e começar a ser ágil nos negócios. “Estabeleça um objetivo claro, a visão e a direção da sua empresa. O ano de 2021 tá chegando e, por isso, é preciso ter uma cultura de budget e, desde já, entender que não há como controlar as pessoas, por isso é necessário fomentar o ambiente, aperfeiçoar o sistema. Em 3° lugar, para que as pessoas entreguem mais é preciso ajudá-las a não ficarem bloqueadas, deixe claro o fluxo de trabalho e compartilhe feedbacks, trabalhando a autonomia, maestria e propósito das dos colaboradores”, afirmou o CEO & Founder @ Agile Inc & Agile School, PST @ Scrum.org.
Como dicas finais, os painelistas asseguraram que evitando desperdícios, apurando números e resultados, a empresa começará o próximo ano com mais agilidade. “E a agilidade é uma alavanca para a transformação digital, para gerar valor e para agregar serviços. Acredito que a pauta da transformação digital é muito mais pautada na cultura, as tecnologias habilitadoras são apenas ferramentas”, finalizou Santos.
No encerramento da 2ª edição do Conexão Abese, a presidente Selma Migliori, agradeceu todos os participantes e a equipe responsável pelo evento e ressaltou a recuperação da segurança eletrônica frente aos desafios de 2020. “Encerrar este ano desafiador com a promessa de novas parcerias para 2021, estimativas de crescimento, lançamentos, novas tendências de tecnologia, é uma grata amostra sobre a força do ecossistema de segurança”, comemorou Migliori.