Um sistema de detecção térmica desenvolvido pela Dahua Technology está fazendo o monitoramento de temperatura dos passageiros no metrô de Salvador. A medida faz parte das políticas da cidade para combate ao Covid-19.
Ao todo foram instaladas seis câmeras nas estações de maior movimento do metrô, onde circulam cerca de 113 mil pessoas por dia. Há planos para expandir o projeto para outras estações da capital baiana. A integradora Avantia Tecnologia e Segurança assina o projeto de videomonitoramento.
O sistema de CFTV usam câmeras DH-TPC-HBB integradas com os dispositivos Black Body. Essa solução faz o monitoramento de temperatura no metrô de Salvador com alta precisão, apresentando possível margem de erro de 0,3 ºC. O kit conta ainda com o NVR DHI-NVR5216-16P-I, de 16 canais.
Essa tecnologia é capaz de indicar a temperatura de inúmeros passageiros em tempo real por meio do uso de um sensor calibrado, que realiza a checagem da temperatura e envia a informação a um painel, indicando um alerta caso identifique alguém em estado febril.
Após a identificação de febre, as pessoas são encaminhadas à sala de primeiros socorros das estações, fazem o teste rápido para a detecção da Covid-19 e o teste de proteína C-reativa, também conhecido como PCR, além de receberem as informações e o atendimento necessário.