Pesquisar

Segurança cibernética ganhou destaque durante a Intersec 2023

A organização da Intersec se preocupou em destacar diversos temas ligados a Segurança Cibernética e trazer especialistas renomados para debater no evento.

A Segurança cibernética teve destaque durante a Intersec deste ano. O Centro de Segurança Eletrônica de Dubai (DESC), que trabalha para garantir que o emirado se torne um líder em segurança cibernética e proteção de informações contra ameaças cibernéticas externas, tornou-se o parceiro governamental oficial da organização do evento.

Durante os dias de evento, o setor de Segurança Cibernética da Intersec recebeu especialistas em soluções cibernéticas – de líderes nacionais a profissionais do setor público e privado, especialistas em cibersegurança e consultores, além de compradores corporativos. Entre os expositores de alto nível estavam a NX Digital Technology, provedora líder de serviços de inteligência artificial e cibersegurança no Oriente Médio, a FM Approvals dos EUA e a Cellebrite GmbH de Israel.

“A Intersec traz toda a cadeia de suprimentos de segurança para Dubai. A segurança cibernética é parte integrante disso e sua importância continua a crescer. Os maiores nomes da segurança cibernética do Oriente Médio e de outros lugares se reunirão na Intersec 2023, criando três dias imperdíveis para CTOs globais, CISOs, chefes de segurança cibernética e integradores de sistemas, entre outros. É uma honra ter o DESC e o Conselho de Cibersegurança dos Emirados Árabes Unidos como parceiros governamentais, enfatizando a importância desse setor em expansão”, disse Alex Nicholl, diretor de exposições da Messe Frankfurt, organizadora da Intersec.

A DESC realizou uma sessão única de conscientização sobre segurança cibernética no âmbito da iniciativa Cybernode, desenvolvida em parceria entre a DESC e a Thales. O Cybernode foi lançado sob o DCIPark, que visa capacitar a força de trabalho cibernética nos Emirados Árabes Unidos e outros locais para alcançar um ciberespaço mais seguro. Para isso, o DCIPark oferece treinamento de segurança cibernética de classe mundial, cursos intensivos e cenários avançados.

“Considerando o avanço da tecnologia de hoje, a segurança cibernética é uma necessidade absoluta para as empresas, especialmente com a cultura de trabalho remoto e a transformação digital. Um estudo global recente mostra que os fundamentos cibernéticos não existem em certas organizações e processos, o que pode causar grandes desafios financeiros e de segurança”, explicou Dr. Bushra Al Blooshi, chefe de pesquisa e inovação da DESC.

 

O Dr. Al Blooshi fez o discurso de abertura no segundo dia intitulado “Pioneering Digital Economy: Integrated & Innovative Smart Secured Services Ecosystem” durante o Security Leaders’ Summit no evento. Essa foi uma das quatro sessões de conferência realizadas sob o tema ‘Tecnologia Integrada para Segurança Global: Proteção, Disrupção, Sustentabilidade’.

“Para colher as imensas recompensas da economia digital, precisamos ser pioneiros em um ecossistema integrado e inovador de serviços seguros inteligentes. Ao colaborar com esse objetivo, acredito que comunidades e países sempre crescerão fazendo tecnologias em seus próprios países e exportando para outros”, disse o Dr. Al Blooshi.

 

Segurança Cibernética: parceria fundamental com o governo

O suporte para a Intersec também vem de um parceiro governamental, o Conselho de Segurança Cibernética dos Emirados Árabes Unidos. Em novembro de 2020, o Gabinete dos Emirados Árabes Unidos formalizou o Conselho de Cibersegurança dos Emirados Árabes Unidos com o objetivo de desenvolver uma estratégia abrangente sobre o tema e criar uma infraestrutura cibernética segura e forte na região. O Conselho, presidido pelo Chefe de Segurança Cibernética do Governo dos Emirados Árabes Unidos, contribui para a criação de uma estrutura legal e regulatória que abrange todos os tipos de crimes cibernéticos, protegendo tecnologias existentes e emergentes e estabelecendo um plano nacional para permitir uma resposta rápida e coordenada a incidentes cibernéticos no país.

Esses dois parceiros governamentais também participaram a conferência de segurança cibernética nos três dias da Intersec, que se aprofundou no policiamento de segurança cibernética, segurança nacional, resiliência cibernética, blockchain e cidades inteligentes.

“A conferência explorou as últimas tendências, impulsionadores, desafios e estudos de caso bem-sucedidos em setores que desempenham um papel importante na formação do crescimento do setor de segurança cibernética”, acrescentou Nicholl.

As discussões cruciais do painel incluíram as palestras “Batalha de segurança em um mundo convergente de TI/OT: Melhorando a resiliência da infraestrutura crítica”, “Habilitando a inovação” e “Zero Trust” e contará com insights de líderes e especialistas globais, regionais e locais da indústria.

“Estamos muito satisfeitos por mais uma vez sediar a Conferência Cibernética na Intersec 2023. O Conselho de Cibersegurança dos Emirados Árabes Unidos incentivou a participação do governo, promovendo e destacando iniciativas locais e contribuindo para o programa de conferência dedicado de três dias. A segurança cibernética e a proteção de ativos digitais estão no topo da agenda globalmente e nossa parceria com a Intersec reforça a importância de manter os Emirados Árabes Unidos seguros e protegidos contra crimes cibernéticos”, destacou Dr. Mohamed Al-Kuwaiti, Chefe do Conselho de Cibersegurança dos Emirados Árabes Unidos.

 

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Jornalista especializado em TI, Segurança e Mídia. Contribui regularmente na Security Business.

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.