Uma solução tecnológica projetada e desenvolvida pela Intaleq, com o apoio da plataforma digital Openblue da Johnson Controls e da Microsoft Azure, protegerá torcedores na Copa do Mundo do Qatar, transformando oito desses locais em espaços digitais conectados.
A Intaleq, fornecedora de soluções e serviços do Qatar para a indústria de esportes e entretenimento, é a mais recente vencedora do Openblue Pioneers Award. Homenageada pela criação deste centro de comando digital inteligente e conectado, a Intaleq tem impulsionado tecnologias conectadas e um compromisso compartilhado com a inovação. A Johnson Controls trabalhou em estreita colaboração com a Microsoft e a Intaleq para dar vida a esta nova solução digital para a Copa do Mundo Qatar 2022.
Segundo a empresa, as vendas de ingressos para o evento estão se aproximando de 3 milhões para um número sem precedentes de 1,2 milhão de visitantes – o equivalente a quase metade da população do Catar – tornando a necessidade de segurança inteligente de extrema importância.
A solução tecnológica vai habilitar um centro de comando e controle digital para a Copa do Mundo de 2022 e garantir para a equipe visibilidade inédita das operações em todos os oito estádios de futebol em Doha. Cada estádio terá um ‘gêmeo digital 3D’, um modelo digital interativo que fornece informações ao vivo sobre segurança, conforto e sustentabilidade a uma equipe de especialistas do centro de comando. O Openblue coleta dados de dispositivos e sistemas de ponta, harmoniza as informações e fornece uma experiência para os operadores avaliarem situações, como problemas de segurança com potencial de afetar torcedores e jogadores, ou o tamanho da multidão e as mudanças climáticas podem afetar a eficiência energética e as condições de jogo.
“Estamos mudando a forma como gerenciamos a segurança, conforto e inteligência dinâmica das arenas esportivas e adotando a inovação e satisfeitos em receber este prêmio e continuar nosso trabalho com a Johnson Controls e a Microsoft, pois essa nova tecnologia mantém fãs, funcionários e jogadores seguros para o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo de 2022”, explica Abdulaziz Al Mahmoud, presidente da Intaleq.
Antes do desenvolvimento desta nova solução tecnológica, eventos esportivos de grande escala dependiam de vários sistemas e operadores para analisar dados e colaborar em silos. As respostas a incidentes eram menos eficientes e consumiam muito mais tempo, esforço e recursos. O recurso do gêmeo digital e o centro de comando unificado permitem uma visão em tempo real dos estádios, monitoramento interativo, comando e controle remotos, mais contexto sobre alarmes e eventos e capacidade de resolver um incidente significativamente mais rápido do que uma solução tradicional de comando e controle. Além disso, uma ferramenta de automação de fluxo de trabalho ajuda os usuários a automatizar os procedimentos operacionais padrão, permitindo que eles operem seus estádios com mais facilidade.
“A Intaleq e a criação da primeira plataforma digital desse tipo são uma prova incrível do poder da parceria e estão mudando a forma como o mundo vê a aplicação da inteligência artificial para otimizar o gerenciamento de estádios. Estamos honrados em presentear a Intaleq com um prêmio Openblue Pioneers por sua liderança em adotar a transformação digital para criar edifícios mais inteligentes, seguros e sustentáveis”, disse Rodney Clark, vice-presidente e diretor comercial da Johnson Controls.