Pesquisar

Tecnologia 5G chega a Brasília

O 5G chega a Brasília após a aprovação de Gaispi, responsável por traçar diretrizes e supervisionar a limpeza da faixa de 3,5 GHz.

O 5G chega a Brasília após a aprovação do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência). Com a aprovação, foi antecipada a liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz. A ativação acontece hoje e Brasília será a primeira capital do País a disponibilizar o 5G standalone, servindo de piloto para as demais capitais.

O Grupo também aprovou a criação de uma “Sala de Guerra” visando dar mais celeridade e dinamicidade aos procedimentos, para imediatas soluções cautelares em caso de interferências prejudiciais.

Na reunião realizada na última segunda-feira, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) informou que no Distrito Federal há uma demanda estimada de 3.341 TVROs (antenas parabólicas). A troca de antenas é necessária para que moradores que possuem parabólicas não percam o sinal da TV aberta com a chegada do 5G.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Brasília servirá como um teste, já que o prazo para atender todas as capitais do Brasil passou para 29 de setembro. A próxima geração de rede de internet móvel traz a proposta de tornar as conexões muito mais rápidas e estáveis, permitindo que bilhões de dispositivos sejam conectados entre si e à internet simultaneamente.

Essa evolução vai além da velocidade com que iremos navegar pela internet, ela ajudará a aumentar a produtividade, além de criar oportunidades para a criação de novos aplicativos e modelos de negócios, gerando também melhorias significativas em relação ao comportamento do consumidor.

Transformação digital impulsionada pelo 5G

Com a nova tecnologia, haverá uma verdadeira transformação digital no Brasil. Ela abre portas modelos de negócios impulsionados pela conectividade 5G, entre tantas outras inovações. Além disso, as empresas podem começar a usar em larga escala o Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outras tecnologias. Isso permitirá a coleta de inúmeras informações e dados em tempo real, que até o momento são coletados de forma isolada.

Confira algumas tendências que a tecnologia poderá proporcionar na melhora da experiência do usuário em diversas áreas.
 

  • Atendimento automatizado

O atendimento automatizado — não executado por humanos – poderá ganhar mais espaço no Brasil e deve transformar a experiência do cliente. Com o 5G, será possível realizar coleta de dados do usuário, identificar suas demandas e oferecer experiências personalizadas. Essa coleta ocorrerá de maneira mais veloz e em maior volume. Como resultado, empresas conseguirão automatizar seu atendimento, otimizando a experiência do cliente com o marketing, venda e pós-venda.
 

  • Machine learning e Inteligência artificial

Machine learning e AI poderão no futuro se beneficiar com a chegada do 5G, já que podem ser usadas em diversos cenários: para apoiar estratégias de segurança, automatizar pagamentos, otimizar a jornada e o relacionamento com o cliente, além de melhorar performance nas operações, como gestão de funcionários, estoque e logística.
 

  • Reconhecimento facial 

Essa é uma tecnologia que permite inúmeras usabilidades, indo desde a questão de segurança até a modernização da jornada do cliente. Ao incorporar o recurso na experiência de compra física ou online, as empresas podem implementar estratégias personalizadas. Um dos principais desafios para aderir ao conceito – que já é utilizado em diversos lugares do mundo – é acompanhar o nível de conectividade exigido pelo modelo. É aí que o 5G se destaca.
 

  • Realidade aumentada e IoT no Varejo

Com a chegada do 5G, a Realidade Aumentada tem grande potencial de se popularizar, principalmente no varejo. Isso porque será possível realizar as ofertas dos varejistas de forma personalizada, permitindo que os clientes visualizem os produtos em diferentes configurações, até mesmo em casa. Isso impulsionará a tendência de maior integração entre as compras físicas e online e mudará a forma como os consumidores se conectam com as marcas, refletindo diretamente na experiência do consumidor.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Jornalista especializado em TI, Segurança e Mídia. Contribui regularmente na Security Business.

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.