A Netskope leva Zero Trust para IoT corporativa com a aquisição da WootCloud, empresa especializada na aplicação dos princípios do Zero Trust para segurança de IoT.
A movimentação comercial leva para a companhia a premiada plataforma de segurança HyperContext da WootCloud, que fornece visibilidade de ponta a ponta, contexto e neutralização de ameaças para dispositivos gerenciados e não gerenciados e ainda ampliará as capacidades SSE e Zero Trust da Netskope para proteger dispositivos corporativos IoT em escala.
Isso é especialmente importante em um momento onde o volume de dispositivos conectados à Internet continua em expansão. Até 2025 haverá 55,7 bilhões de dispositivos (“coisas”) IoT conectados, gerando quase 80B zettabytes (ZB) de dados. A tecnologia WootCloud aproxima os clientes Netskope do suporte a políticas centradas no usuário e no dispositivo com princípios do Zero Trust aplicados para governar o acesso e as interações com dados críticos.
“Garantir um ambiente de trabalho híbrido inclui a capacidade de estabelecer zero trust adaptativo entre usuários, dispositivos, redes, aplicações e dados, aumentando a confiança no cumprimento das políticas em todos os lugares. “A tecnologia inovadora da WootCloud estenderá ainda mais as capacidades SSE e Zero Trust da Netskope, líder da indústria, garantindo que os dados críticos sejam protegidos da rede para a nuvem e para dispositivos IoT corporativos”, diz Sanjay Beri, CEO e cofundador da Netskope.
IoT Corporativa: mercado SASE aquecido até 2026
Como observa o Gartner, até 2026, 50% das empresas darão prioridade aos recursos avançados de segurança para inspeção de dados em repouso e em trânsito como critério de seleção para SSE, comparado a 15% em 2021.
Os princípios do Zero Trust são fundamentais para a implementação do Secure Access Service Edge (SASE), que converge os requisitos críticos de segurança, redes e valor comercial em uma arquitetura tecnológica. O Gartner cita que, até 2025, pelo menos 60% das empresas terão estratégias e cronogramas explícitos para a adoção de SASE, abrangendo o acesso de usuários, filiais e bordas, contra 10% em 2020. O SSE devidamente implementado, que descreve a pilha de segurança necessária para permitir a arquitetura SASE, inclui principalmente o Zero Trust e transforma a capacidade das empresas para alcançar segurança em escala.
A plataforma baseada em nuvem da WootCloud é capaz de coletar bilhões de medições diárias das características dos dispositivos, e esses dados de telemetria são analisados de forma mais detalhada usando modelos de IA/ML para classificação de dispositivos, avaliação de risco e detecção de ameaças.
“A Netskope é líder inquestionável em Security Service Edge e Zero Trust, e faz todo o sentido combinar e ampliar nossas capacidades conjuntas para proteger dispositivos IoT corporativos em escala. . Estamos muito orgulhosos do que conseguimos com a WootCloud, e entusiasmados em nos juntarmos à Netskope para esta próxima etapa da jornada de crescimento”, explica Amit Srivastav, CEO da WootCloud.
Os termos financeiros da aquisição não foram revelados, porém toda a equipe da WootClou foi mantida. O CEO da companhia, Amit Srivastav, uniu-se à Netskope como conselheiro executivo do CEO, e toda a equipe de engenharia da WootCloud, liderada pelo fundador Srinivas Akella, juntou-se à organização de engenharia da Netskope.
Funcionalidades da WootCloud
- Classificação e visibilidade do dispositivo para descobrir aqueles gerenciados e não gerenciados, classificar e fornecer informações contextuais e coletar insights com real valor para o inventário de ativos.
- Risco do dispositivo, determinado dinamicamente por monitoramento contínuo em tempo real para detectar comportamentos maliciosos, e trocar atributos de dispositivos com ferramentas de operações de segurança para ações corretivas.
- Controle de acesso e segmentação para oferecer agrupamento dinâmico de ativos, automatizar a segmentação da rede e facilitar várias ações utilizando o Controle de Acesso à Rede (NAC), firewalls, pontos de acesso e outras tecnologias.
- Gestão de ativos de cibersegurança para garantir o compliance com as políticas corporativas e obter insights sobre o uso de licenças, ajudando a otimizar todo o ambiente de TI.