De acordo com a Marketsandmarkets, o mercado antidrone deverá crescer de US$ 0,9 bilhão em 2022 para US$ 3,8 bilhões em 2027, com um crescimento de 27,7% no período de cinco anos.
Os analistas destacam que os principais fatores que impulsionam o crescimento desse mercado são o aumento da incidência de violações de segurança, o uso crescente de drones para combater o terrorismo e prevenir atividades ilícitas e o aumento da adoção de equipamentos de sensoriamento remoto.
Segurança interna como maior crescimento vertical
A segurança interna compreende órgãos policiais locais que usam sistemas antidrones para proteger escritórios governamentais, prisões, aeroportos, estações ferroviárias e tribunais. De acordo com a pesquisa, não há leis definidas para invasão de propriedade privada por drones, o que deixou dúvidas sobre o voo de um drone sobre propriedade privada. Essas leis indefinidas dão espaço para reclamações sobre esses equipamentos causando incômodos ao voar de forma imprudente. Alguns produtos básicos de detecção de drones podem ajudar a resolver essas preocupações, fornecendo assim o escopo para sistemas antidrones para uso privado. Espera-se que sistemas eletrônicos como radares, detectores de RF, câmeras EO/IR, bloqueadores de RF e bloqueadores de GNSS impulsionem o mercado antidrone para segurança interna.
Sistemas a laser são os mais populares
As armas a laser estão sendo cada vez mais usadas para destruir ou queimar UAVs. A eficácia do sistema a laser depende da construção, material e alcance do alvo. De acordo com especialistas militares, os lasers precisam de energia maciça, e o feixe de laser é deteriorado por poeira, vapor de água, etc. As empresas estão tentando desenvolver antidrones baseados em laser tecnologicamente avançados para aumentar a capacidade de direcionamento desses sistemas. Os sistemas a laser encontram aplicações principalmente na vertical militar e de defesa devido às suas características de alta velocidade, flexibilidade, precisão e baixo custo por disparo.
A Lockheed Martin Corporation (EUA), a Rheinmetall AG (Alemanha) e a Raytheon Technologies Corporation (EUA) estão desenvolvendo sistemas antidrones baseados em laser.
Antidrones: América detém a maior participação de mercado
As Américas são o maior acionista em termos de número de sistemas antidrones implantados nas verticais militares e de defesa, infraestrutura comercial e segurança interna. Nas Américas, o setor militar e de defesa é a principal vertical em que os sistemas desse tipo são usados, impulsionando o crescimento desse mercado na região. O crescente uso de drones nesta região também contribui para a ampliação do mercado de antidrones. Alguns players bem estabelecidos nesta região estão liderando um extenso trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento relacionado a sistemas antidrones. Além disso, as condições econômicas favoráveis e o aumento das preocupações com a segurança estão incentivando os setores comercial e industrial a implantar esses sistemas na região.