A Herta ganhou o prêmio de melhor projeto de segurança com a plataforma Visibles em uma cerimônia de premiação apresentada pela Associação Latino-Americana de Segurança (ALAS), associação que reúne as principais empresas do setor de segurança da América Latina e do Caribe, e organiza anualmente um concurso destinado a premiar os melhores projetos em segurança latino-americana.
Na edição de 2022, que aconteceu na última semana, a Herta foi escolhida a segunda vencedora na categoria pública pelo uso da plataforma Visibles no projeto Migración Colombia. O projeto foi elaborado para o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia com a intenção de detectar casos de migrantes venezuelanos com problemas de documentação. Quase 43% dos venezuelanos que residem na Colômbia estão em situação irregular (segundo dados do Ministério de Migração da Colômbia).
O problema de segurança de fronteira acaba gerando efeitos negativos na economia, além de facilitar a “impunidade” naqueles poucos casos que entram para fins ilegais. Através do software da Herta, foi criada uma plataforma integrada e personalizada onde se registra a identidade biográfica, demográfica e a biométrica em todos os níveis (facial, impressão digital e íris) dos migrantes venezuelanos. Com isso, é possível exercer o controle migratório e de segurança por meio de câmeras de videovigilância com reconhecimento facial nos postos de fronteira.
Até o momento, mais de dois milhões de cidadãos venezuelanos foram registrados e mais de um milhão e meio de titulares de cartões se registraram na nova plataforma Visibles, contribuindo para sua entrada na Colômbia e garantindo assim a identificação correta.