A NETSCOUT vai atender às necessidades das operadoras de redes móveis com as soluções Arbor Sightline Mobile e o MobileStream fornecendo visibilidade, detecção e mitigação escaláveis em tempo real de ameaças que podem impactar o desempenho e a disponibilidade de serviços móveis 4G/5G para consumidores e infraestrutura de redes.
A companhia expandiu a plataforma Visibility Without Borders, combinando seus melhores recursos de telemetria de redes móveis com sua tecnologia de proteção DDoS, para fornecer às MNOs uma solução exclusiva para identificar e eliminar o tráfego malicioso antes que ele impacte os assinantes e a rede.
O novo Arbor Sightline Mobile oferece às MNOs uma visibilidade abrangente do tráfego nas redes móveis, detectando e gerenciando ameaças cibernéticas de maneira escalável antes não disponível, eliminando rapidamente interrupções de assinantes e dispositivos móveis. O Arbor Sightline Mobile consome informações providas pelo sistema de telemetria NETSCOUT MobileStream para User and Control Plane. O MobileStream utiliza o protocolo ASI, patenteado pela companhia para extrair metadados do tráfego 4G/5G à medida que atravessa o core de rede móvel – permitindo que a visibilidade do tráfego do usuário seja correlacionada com as identidades do assinante e do dispositivo para detecção, atribuição, relatórios e análises de ameaças em tempo real em escala de rede.
“À medida que o tráfego móvel de consumidores continua a crescer e os consumidores tratem a conectividade móvel e fixa de forma intercambiável, tornou-se essencial para as MNOs gerenciar as ameaças de desempenho e disponibilidade em suas redes móveis da mesma forma que fazem na rede fixa. Enxergar o que está acontecendo dentro da rede móvel permite a detecção e, principalmente, a mitigação de ameaças de entrada, saída e cruzadas, ajudando as operadoras a protegerem melhor seus serviços e clientes”, afirmou Darren Anstee, CTO da NETSCOUT
Redes móveis: crescimento nos ciberataques em dispositivos IoT
Segundo relatórios recentes, o tráfego global de dados móveis aumentará quatro vezes entre 2022 e 2028, para mais de 325 exabytes por mês, liderado pelo crescimento em dispositivos IoT para consumidores, jogos móveis e a implementação do 5G. Infelizmente, as ameaças em redes móveis estão crescendo exponencialmente à medida que o tráfego aumenta.
O relatório de inteligência de ameaças DDoS da NETSCOUT identificou um aumento de 79% nos ataques DDoS direcionados a assinantes móveis de 2020 a 2022. E, com o número sempre crescente de dispositivos vulneráveis de consumidores conectados a redes móveis, diretamente ou por Acesso Fixo Sem Fio, muitos dos mesmos problemas relacionados a redes de bots que afetam redes fixas agora estão ameaçando serviços móveis.
“A Netscout está combinando sua comprovada solução de Análise de Pacotes (Deep Packet Inspection), baseada no protocolo Adaptive Service Intelligence (ASI), e as tecnologias de detecção de ameaças Arbor Sightline para oferecer às operadoras de redes móveis uma solução escalável e econômica para visibilidade de tráfego móvel de seus clientes, para que seja possível identificar e administrar ameaças antes que elas impactem seus serviços, suas receitas e sua reputação”, disse Patrick Donegan, fundador e principal analista da HardenStance, Ltd.