Um moderno sistema de videomonitoramento é a novidade na estância turística de Brotas, conhecida pelos resorts, parques e esportes radicais. A cidade, assim como qualquer outra no país, sofre com as questões de segurança pública, como furtos e tráfico de entorpecentes.
Para ajudar no combate a criminalidade, a cidade acaba de ganhar um sistema de videomonitoramento nas principais vias, com um projeto que instalou 82 câmeras no município. O projeto foi realizado pela integradora DataCam, que teve a parceria de players como Hikvision, FT Distribuidor e Digifort na execução.
“O projeto nasceu a partir de uma vontade de identificar áreas mais sensíveis e com maior movimento podendo gerar algum tipo de incidente aos munícipes, além de ter uma gestão mais avançada do sistema de transito da cidade. Dessa forma, garante maior segurança e conforto aos moradores e turistas da estância”, explica Edson Campana, diretor da integradora DataCam.
Como parte do projeto foram fornecidos servidores e estações de monitoramento e software de segurança para a montagem da Central de Monitoramento e Controle do Município de Brotas, com monitores de alta resolução com três posições de operadores.
“Todo o projeto é caracterizado pela utilização de Inteligência Artificial, o que facilita muito o trabalho dos operadores, aumentando consideravelmente a margem de assertividade em nossos sistemas”, destaca o integrador.
De acordo com Campana, inicialmente, as câmeras foram integradas a dois servidores de VMS. Em uma segunda etapa, eles foram integrados em outros servidores para os processamentos dos analíticos de LPR para leitura de placas, e outros procedimentos que identificam se houve algum vandalismo nas câmeras impedindo o envio de imagens, detecção de objetos abandonados e retirados, aglomeração de pessoas, barreiras e cerca virtual. Esse sistema conta com outros dois servidores que são utilizados para backup.
“Para o projeto junto à prefeitura de Brotas foram escolhidas câmeras moveis da Hikvision, especificamente o modelo DS-2DE4225IW-AE, por conta da sua versatilidade e melhor relação custo e benefício. Todas as imagens que chegam à central de monitoramento são gerenciadas pelo Digifort Enterprise 7.4”.
Todo o projeto foi concluído em 11 meses e resultou em um sistema de videomonitoramento moderno, com câmeras que permitem fazer leitura de placas dos veículos que transitam pelo município de Brotas, com integração junto aos órgãos de segurança pública da cidade.