O ONVIF lançou a candidatura da configuração TLS complementar para comunicações seguras entre dispositivos e usuários finais. A configuração TLS é a primeira de uma nova categoria de complementos ONVIF, com especificações que estendem a conformidade ONVIF a recursos de produto que atendem a um caso de uso específico ou necessidade do usuário final.
Os complementos aprimoram o modelo de perfil ONVIF permitindo conformidade com recursos e capacidades adicionais ainda não incluídos nos perfis ONVIF. Os perfis são conjuntos permanentes e fixos de recursos que permitem que um produto funcional seja desenvolvido exclusivamente no perfil. Ao mesmo tempo, os complementos são adaptáveis à evolução dos requisitos de tecnologia/especificação e suportam o manuseio de versões para acomodar novas adições ou atualizações de tecnologia.
“A candidatura do TLS Configuration permite a conformidade com ONVIF em uma área crucial de segurança: comunicações seguras entre dispositivos e clientes. TLS e outras especificações de segurança cibernética devem ser constantemente atualizadas, e o conceito de complemento permite que esses ajustes críticos sejam feitos dentro dos limites do processo de conformidade ONVIF”, disse Leo Levit, presidente do ONVIF Steering Committee.
O complemento de rascunho oferece suporte à configuração para criptografia Transport Layer Security. Isso permite que um sistema de gerenciamento de vídeo compatível configure ou atualize inicialmente as configurações TLS em um dispositivo compatível para oferecer suporte a comunicações criptografadas entre o dispositivo e o cliente.
O conceito de complemento aumenta a capacidade do ONVIF de responder às necessidades do mercado com maior rapidez, interoperabilidade e flexibilidade de escolha para usuários finais e integradores de sistemas. Os complementos também são complementares ao processo de perfil ONVIF, pois os produtos também devem estar em conformidade com um perfil ONVIF antes de reivindicar a conformidade com um complemento.