Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Novas tecnologias impulsionam área de segurança eletrônica da Agora Tecnologia

A parceria com a Holowits, braço de segurança eletrônica da Huawei, fornece um portfólio com soluções de videomonitoramento, controle de acesso e AI.

 A crescente demanda pública e privada por soluções de segurança eletrônica no Brasil tem contribuído para trazer ao mercado um cenário mais otimista para 2023. Diante das perspectivas positivas, a área de segurança eletrônica da Agora Tecnologia, líder em distribuição de soluções de marcas como Assa Abloy, Digifort e ISS, está preparada para atender de ponta a ponta projetos de todos os tamanhos e diferentes graus de complexidade com a oferta de produtos altamente eficazes e robustos.

Severino Sanches, CEO da Agora Tecnologia, destaca que a procura por soluções de segurança eletrônica com inteligência artificial vem registrando crescimento desde que a área foi criada na empresa, em 2020.

“A expectativa da área é continuar em constante crescimento, uma vez que contamos com um portfólio amplo de soluções. O setor está em forte expansão e estamos prontos para atender a demanda e necessidades dos nossos clientes, com novas parcerias, tecnologias e produtos e conhecimento profundo do mercado”, explica.

Dados da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) mostram que o mercado está em alta e projeta crescimento de 19% neste ano ante 18% alcançado em 2022.

Na avaliação do executivo, com a substituição e renovação do parque analógico instalado, as novas soluções disponíveis e a atualização das instalações tecnológicas são fatores que impulsionam o avanço do setor.

“Existe uma grande diferença entre lançar a atualização e implementar. Estamos diante de uma nova fase e vendo mais as tecnologias de Inteligência Artificial saindo da teoria e virando cases. Esse movimento de transformação está acontecendo no mercado de segurança eletrônica atual”, avalia. “Outro ponto importante são os projetos públicos, que, normalmente, são de volume maior e é possível aplicar melhor os recursos com inteligência artificial”, comenta Sanches.

Em parceria firmada com a Holowits, segmento de segurança eletrônica da Huawei, a Agora Tecnologia distribui soluções que integram o portfólio completo da multinacional, incluindo produtos como câmeras IP com inteligência artificial, gravadores de alto desempenho, software de gerenciamento (VMS), decoders para videowall e switches PoE para instalação de câmeras de rede. Fornece, ainda, soluções de monitoramento com inteligência artificial como câmeras SDC (Software Defined Cameras) que permitem a instalação de algoritmos de terceiros, incluindo algoritmos customizados para necessidades específicas – solução pouco explorada no mercado brasileiro.

 

Segurança eletrônica e educação

Quando o assunto é solução de segurança eletrônica aplicada à educação, a Agora Tecnologia conta com um portfólio robusto de produtos. As tecnologias de controle de acesso são responsáveis por identificar quem entra no ambiente escolar e só liberam o acesso após autenticação facial. Dessa forma, o visitante não autorizado será impedido de acessar as dependências da instituição de ensino. As informações coletadas podem, por exemplo, alimentar outro sistema de segurança, como frequência e saúde, uma vez que alguns equipamentos aferem, inclusive, a temperatura corporal. Ainda como alternativas para controle de acesso existem os bloqueios de segurança, como cancelas, catracas e torniquetes.

Atualmente mais sofisticados, os alarmes também são recursos que podem ser instalados para garantir ambientes mais seguros. Em formato de totem, o dispositivo é equipado com um botão de emergência, que, ao ser acionado, abre um canal de áudio direcionado para uma central de segurança, e a pessoa pode falar em tempo real que está em perigo.

O equipamento também conta com uma câmera de alta resolução, permitindo que o operador, localizado na central de segurança, veja com nitidez o que acontece no ambiente e aja com rapidez na tomada de medidas necessárias. O dispositivo pode ser instalado em sala de aula, corredores e até em pontos estratégicos que permitem acionar a central de monitoramento.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também