O ONVIF, principal iniciativa de padronização mundial para produtos de segurança física baseados em IP, publicou o lançamento de candidato de perfil D. Essa é uma especificação preliminar que abrange interfaces para periféricos de controle de acesso. Esse novo de perfil foi projetado para dar interoperabilidade a dispositivos periféricos, como travas, leitores de credenciais/biométricos, máquinas de cartão, câmeras de reconhecimento de placa veicular, interfones, sensores e telas com o ONVIF.
“O perfil D, juntamente com perfis de gerenciamento de acesso, como os perfis A e C, e os perfis de vídeo, como o perfil T, do ONVIF ajudarão os usuários a construírem sistemas de controle de acesso baseados em IP seguros e modernos. Isso permitirá a integração de produtos de diferentes fabricantes e ajudará a impulsionar ainda mais a adoção de interfaces do ONVIF no segmento de controle de acesso físico e vigilância de vídeo”, disse Patrik Björling, presidente do grupo de trabalho do perfil D do ONVIF.
Dispositivos mais seguros
Na prática, com o uso do perfil D, um dispositivo periférico pode transferir identificadores de credenciais para um cliente compatível com o perfil D em uma localização segura – seja uma unidade de controle de acesso ou software de gerenciamento. Por sua vez, o cliente ou controlador que armazena regras, programações e credenciais de acesso, pode tomar a decisão e enviar um comando de volta ao dispositivo periférico concedendo ou negando o acesso, ou ainda, exibir uma mensagem ou solicitar informações adicionais, como um código PIN.
Para ampliar o nível de segurança, é aconselhável manter um back-up com informações sigilosas em um controlador separado em uma área protegida. As comunicações entre o dispositivo e o cliente são protegidas usando protocolos de segurança do ONVIF, como o TLS.
A especificação do perfil D permite que um cliente compatível configure um dispositivo compatível com os dados necessários, como a porta e o ponto de acesso pelo qual o dispositivo é responsável. Da mesma forma, permite configurar uma lista de identificadores de credenciais permitidos ou bloqueados em um dispositivo compatível com esse recurso.
Novo perfil para novas tecnologias
A necessidade de interfaces padronizadas entre sistemas de gerenciamento de controle de acesso e dispositivos periféricos é impulsionada por tecnologias de identificação inovadoras, como câmeras de reconhecimento de placa veicular para gerenciamento de estacionamento, câmeras de leitura de código de barras para gerenciamento de visitantes, travas e sensores sem fio para controle de acesso e estações de interfone com câmera para gerenciamento de intercomunicação.
O perfil D do ONVIF chega para complementar o perfil A e o perfil C na ativação de comunicações padronizadas em um sistema de controle de acesso eletrônico baseado em IP. Os dispositivos de perfil D também são compatíveis com perfis de vídeo (como o perfil T), para habilitar um sistema integrado de controle de acesso e vídeo usando interfaces do ONVIF. Esses dispositivos incluem um interfone que combina um leitor e uma trava com intercomunicação de áudio/video. Também é possível comunicar usando uma câmera IP com uma saída de relé conectada a uma trava que pode ser usada por um vigilante para identificar visitantes visualmente e destravar remotamente a porta.