A rede de varejo Amazon está lançando o Amazon One – seu próprio sistema de biometria de impressão contactless para palma da mão destinado para pagamentos, controle de acesso e outras funcionalidades que exigem esse tipo de tecnologia.
A empresa considerava usar esse tipo de tecnologia (com biometria da palma da mão) para pagamentos em lojas já no início deste ano.
O vice-presidente de varejo físico e tecnologia da Amazon, Dilip Kumar, usou seu blog para descrever o Amazon One é como “rápido e fácil de usar, e o acesso através de um cartão de fidelidade também é uma das tecnologias que estão sendo consideradas. O Amazon One será lançado inicialmente na entrada de algumas lojas Amazon Go, embora possa ser instalado em caixas ou pontos de venda tradicionais na maioria das configurações de varejo.
Até o momento, os scanners foram implantados em duas lojas Amazon Go em Seattle. A empresa diz que os clientes podem se cadastrar rapidamente inserindo um cartão de crédito e seguindo as instruções para registrar a biometria da palma. Uma vez inscrito, basta manter a palma da mão sobre o scanner por cerca de um segundo para ter acesso à loja.
Tecnologia sem contato e segura
Juntamente com a a postagem do blog, a Amazon diz que o desenvolvimento do sistema biométrico de palma começou com a experiência do usuário.
A empresa afirma que “o reconhecimento de palma é considerado mais privado do que algumas alternativas biométricas porque você não é possível determinar a identidade de uma pessoa olhando para uma imagem de sua palma”, comparando a tecnologia com o reconhecimento facial. A Amazon também aponta que o reconhecimento da palma requer um gesto intencional e dispensa o toque.
Os clientes podem se inscrever no Amazon One sem precisar ter uma conta da Amazon e podem solicitar a exclusão de seus dados biométricos se decidirem não usar mais o sistema após a inscrição. A companhia também afirma que todos os dados biométricos são criptografados e armazenados em uma área altamente segura que construímos na nuvem, onde criamos sua assinatura palm.
A empresa também planeja lançar equipamento para outros varejistas, além de estádios e prédios comerciais. A Amazon, inclusive, já mantém contato com vários clientes potenciais terceirizados para uso desse equipamento.