A DHL Supply Chain está usando tecnologia de biometria facial da Unike Technologies para fazer a triagem e controle de acesso dos seus funcionários.
A solução faz a verificação automática de temperatura por imagem e reconhecimento facial na entrada das instalações da multinacional de logística no Brasil.
O dispositivo funciona sem contato humano, evita filas e agiliza consideravelmente o tempo de ingresso nas instalações da companhia, quando comparada à verificação analógica de temperatura estabelecida por protocolos de prevenção à Covid-19.
Com a solução, foram dispensados os termômetros a laser, que tinham curta vida útil devido ao uso intensivo diário nos Centros de Distribuição da DHL.
“A nova solução responde a tudo isso com eficiência e com a vantagem adicional de dispensar também a apresentação de identificação funcional para pessoas já cadastradas”, afirma Lilio de Souza Rocha Neto, Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain.
Como funciona
A tecnologia de biometria facial da Unike Technologies utiliza um terminal de corpo único especial com câmera de alta resolução integrada ao sistema de controle de acesso da empresa, que mostra a temperatura com 0,5 Cº de precisão e indica se o indivíduo está usando máscara.
Quando a temperatura está acima do estabelecido pelas normas de segurança, uma mensagem de aviso aparece no visor do terminal e outra é enviada ao responsável local.
A solução está disponível em dois centros de distribuição localizados em Cabreúva e Louveira, na região metropolitana de São Paulo, além do escritório central da DHL Supply Chain em Campinas e será implantada em cerca de 100 pontos da DHL no país.
A Unike Technologies é uma startup fundada em 2018 pelo empresário André Barretto, e se define como uma “FricTech”, uma empresa que visa remover a fricção no acesso a produtos e serviços.
A startup atua no mercado de educação, varejo, entretenimento, saúde e meios de pagamento, e tem clientes como Porsche, AmigoEDU, Rede Laureate e Grupo Ânima.
A empresa é um dos destaques no mercado de biometria facial, tendo captado no final do ano passado um aporte de R$ 3 milhões, em uma transação liderada pela Reussite, fundo liderado por Isaac Lazera, sócio da Extrafarma.