Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Terminais Digicon controlam Zona Azul em Porto Alegre

Porto Alegre subiu onze posições e agora figura como a nona cidade mais inteligente e conectada do Brasil, através do ranking Connected Smart Cities.

Terminais da Digicon controlam a Zona Azul em Porto Alegre. A companhia tem uma relação de parceria com a prefeitura da cidade para oferecer, cada vez mais, soluções inteligentes à população. Um exemplo disso são os Terminais Street, instalados em diversos pontos da cidade.

Em 2019, a empresa forneceu à Zona Azul Brasil (ZAB), concessionária que venceu a licitação para operação na capital gaúcha, cerca de 240 Terminais Street. Esses terminais controlam 5.500 vagas, distribuídas nos bairros Centro Histórico, Menino Deus, Tristeza, Azenha, Bom Fim, Moinhos de Vento e Floresta. O sistema teve uma enorme aceitação, devido às diversas opções de pagamentos que oferece. Os terminais aceitam moedas, cartões pré-pagos, cartões de débito e crédito e aplicativo para smartphone.

Porto Alegre subiu onze posições e agora figura como a nona cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Através do ranking Connected Smart Cities, são definidas as cidades com maior potencial de desenvolvimento. O site mapeia todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Além de ter essa colocação no ranking geral, Porto Alegre figura em terceiro lugar no ranking Região Sul.

 

Após dois anos de operação, em decorrência do sucesso do sistema, em março deste ano, foi realizada uma expansão para a zona norte de Porto Alegre, incluindo o bairro Cristo Redentor, que tem forte presença do comércio de rua. Além disso, a cidade decidiu utilizar esse sistema para cobrar o estacionamento em parques municipais – Parque Marinha do Brasil, Parque Moinhos de Ventos (Parcão) e Parque Farroupilha (Redenção). O tempo de permanência nesses locais é maior, e a cobrança ocorre também nos finais de semana e feriados, das 8h às 20h. Vale lembrar que o Terminal Street ajusta a tarifação automaticamente, de acordo com os horários programados.

Hoje a cidade conta com mais de 285 Terminais Street instalados, controlando 6.786 vagas, o que resulta na maior operação de Estacionamento Rotativo, com a utilização da tecnologia do Terminal Street da Digicon. A automatização de pagamentos em zonas azuis é benéfica para a cidade, pois melhora a mobilidade urbana, para os motoristas incentivando a rotatividade das vagas, e para o comércio e serviço locais com a facilidade de acesso a seus clientes.

O Terminal Street aceita múltiplos meios de pagamentos, tem acesso à rede 3G/4G e painel solar de 20W, que recarrega a bateria automaticamente, gerando mais autonomia e sustentabilidade. O Terminal Street é um equipamento de alta performance, robusto e seguro. Possui teclado capacitivo para digitação de dados como a placa do veículo, além de impressora para fornecer recibo em papel termo sensível. Com estrutura modular, o equipamento permite a incorporação de funcionalidades adaptáveis às características de cada aplicação.

O Terminal Street permite a operação de forma contínua e sem assistência de operador, armazenando todo o tipo de informações relacionadas a transações financeiras e eventos ocorridos, permitindo o total controle e rastreabilidade desses dados. Através do Software DG Park Web é possível fazer a gestão centralizada e remota de todos os Terminais, com informações em tempo real do funcionamento, alarmes e falhas, além das informações financeiras da arrecadação. Através do sistema é possível gerar diversos relatórios.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Canal de notícias e negócios especializado em Segurança Eletrônica e Segurança da Informação.

Compartilhe este artigo

Veja também