Pesquisar

Automação e biometria facial no setor de Educação

Crededefense--Jose-L-Volpini-securitybusiness

A automação e biometria facial no setor de Educação ganha mais espaço, com as escolas buscando soluções tecnológicas para automatizar processos e promover a transformação digital nas escolas e faculdades. 

A CredDefense, empresa especialista do mercado de soluções antifraude, acaba de anunciar o fechamento de contratos para implantar em quatro instituições de ensino superior um sistema que permite processar toda a documentação dos alunos de forma 100% digital.

A automação oferecida pela empresa é implantada com base na tecnologia OCR, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres, que permite a inserção da documentação sem necessidade de digitação, através de mensagem  SMS com um link para fazer a matrícula. A tecnologia OCR é capaz de identificar os diferentes tipos de documentos pessoais como RG, CPF, histórico escolar de forma a evitar erros de preenchimento e extrair as informações e as entrega às instituições devidamente tabuladas em seus bancos de dados.

De acordo com o CEO da CredDefense, José Luís Volpini, o ingresso da empresa no ramo educacional começou com um projeto piloto no ano passado, mas os contratos foram efetivamente fechados neste semestre.

“Buscamos um crescimento orgânico, com negociações evoluindo para todo o mercado educacional. Além de universidades e faculdades, queremos oferecer nossos serviços para escolas de ensino fundamental e médio e para escolas que oferecem cursos complementares como cursinho pré-vestibular, cursos preparatórios para concursos públicos, Educação a Distância e escolas de idiomas, entre outras empresas da área”.

Ele destaca também que a experiência que a companhia tem com biometria facial permite automatizar outros processos, além da matrícula do estudante.

“Se um aluno perder a senha de acesso ao site da instituição pode recuperá-la de forma segura por meio de biometria feita a partir da câmera do próprio celular. É possível, inclusive, assinar eletronicamente um contrato entre aluno e escola. Não existe assinatura mais segura do que a própria face do aluno”.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.