O serviço de Portaria Remota tem se mostrado uma ferramenta importante para ajudar as pessoas a passarem pelo período do isolamento social. Nos condomínios, essa tecnologia permite que todo o atendimento operacional seja feito remotamente através de uma central Nesse sentido, a vantagem desse sistema está em proteger os profissionais, que não precisam ficar expostos na portaria, e, dessa forma, evitam o contato com moradores idosos ou em grupos de risco. Dessa forma,pode ser tornar uma ferramenta importante enquanto vigora a medida de contenção do novo Coronavírus.
O levantamento realizado pela Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) com empresas desse segmento mostrou que a instalação e gerenciamento de portarias remotas representam até 20% do volume de vendas de 67% dos entrevistados. Ainda, segundo eles, a expectativa de crescimento desse tipo de serviço para este ano supera 30%. Esse índice tem chances de ser ainda maior neste momento, onde é fundamental adotar medidas que evitem o avanço da Covid-19.
“A Abese entende que as portarias remotas possuem um papel importante na proteção de funcionários, moradores e visitantes de condomínios. A tecnologia pode ser uma alternativa para manter o serviço de portaria sem interrupções e ao mesmo tempo gerando novas oportunidades de emprego aos profissionais dos condomínios. Muitas empresas do setor de segurança eletrônica têm contratado porteiros para trabalharem em centrais de videomonitoramento, além de outras ofertas de trabalho para atividades pertinentes ao atendimento, ao monitoramento externo, instalações de sistemas, desenvolvimento de softwares, dentre outras funções”, afirma a presidente da Abese, Selma Migliori.
Solução multifacetada
O sistema inteligente utilizado na Portaria Remota permite com que moradores enviem um QR Code com data de expiração pré-determinada para liberar a entrada de prestadores de serviço ou familiares que venham ajudar idosos e moradores com mobilidade reduzida. Em relação ao serviço dos correios e entregas, pode ser adotado o uso de compartimentos eletrônicos individuais para cada apartamento. Nesse caso, o sistema envia uma mensagem para o celular dos moradores assim que uma correspondência é deixada no armário, facilitando o recebimento e evitando com que a encomenda acabe passando por muitas pessoas do condomínio.
Crédito de imagem: Tecnologia foto criado por onlyyouqj – br.freepik.com