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Biometria: forma de pagamento à prova de fraudes

A Biometria - seja facial ou das veias da palma da mão - foi demonstrada na Autocom como uma das formas mais seguranças de pagamento antifraude.

Durante a Autocom, evento realizado na última semana em São Paulo, dentre os vários expositores uma tecnologia chamava a atenção: a biometria. Seja pela Biometria facial ou da palma da mão, essa tecnologia vem se destacando como uma forma de pagamento segura e eficaz.

Uma das empresas a difundir esse conceito foi a Verifone, especializada na tecnologia de pagamentos. Durante o evento, a empresa destacou um terminal onde o pagamento utilizava biometria facial ou leitura da palma da mão para autenticação e pagamento, oferecendo uma experiência personalizada e sem toque.

Apostando na interatividade com os visitantes, o totem liberava o pagamento assim que o visitante sorria. O terminal, ao identificar o cliente pelas características faciais ou pela palma da mão, oferece a possibilidade de concluir a compra com a escolha entre pagar com cartão ou, de forma ainda mais conveniente, com a biometria. 

De acordo com o Caetano Altieri, CEO da Verifone no Brasil, o objetivo do  sistema propõe facilitar a experiência de compra, tornando as transações mais ágeis, seguras e integradas à jornada do cliente. 

Após a conclusão da compra, o terminal exibe um QR Code, que pode ser lido pelo celular do consumidor, gerando automaticamente a nota fiscal da transação. Essa inovação é mais um passo da Verifone na modernização dos meios de pagamento, atendendo à crescente demanda por soluções mais seguras e personalizadas para o varejo.

“A biometria da Verifone permite a autenticação segura do rosto e da palma da mão em qualquer dispositivo de pagamento, proporcionando experiências sem atrito e personalizadas”, afirmou.

A Biometria - seja facial ou das veias da palma da mão - foi demonstrada na Autocom como uma das formas mais seguranças de pagamento antifraude.

Para o executivo, terminais com biometria facial e leitura da palma da mão oferecem uma experiência mais conveniente, eficiente e fluida, atendendo tanto às necessidades dos estabelecimentos quanto dos consumidores. 

“Se antes o excesso de camadas aumentava o risco de fraudes e causava constrangimento devido ao esquecimento de senhas, hoje a Verifone oferece uma solução que reduz convenientemente o risco de fraude, aliada a uma segurança incomparável, por meio do reconhecimento facial com detecção de vivacidade. Além disso, viabilizamos a varredura das veias da palma da mão, proporcionando uma experiência de pagamento tão simples e segura quanto reconhecer um sorriso”, completa Altieri.

Apesar da novidade ainda não estar disponível no Brasil, a companhia levou ao evento para apresentar o novo conceito de pagamento aos visitantes.

“Esse caminho de novas formas de pagamento, com a biometria, por exemplo, é inevitável, vai acontecer. Pode ser daqui a um ano, mas a mudança chegará, assim como as tecnologias de pagamento vem mudando nos últimos cinco anos”, opina.

 

Ingênico: pagamento na palma da mão

Outra empresa a apostar em novas formas de pagamento foi a Ingêncio. No estande da companhia foi demonstrada a solução Palm Vein, que utiliza a leitura as veias da palma da mão para fazer o pagamento.

A Biometria - seja facial ou das veias da palma da mão - foi demonstrada na Autocom como uma das formas mais seguranças de pagamento antifraude.

O sistema funciona com dois terminais – um para o cadastro do cliente e outro para o pagamento.

“Esse equipamento vai identificar os dados do seu cartão, como se fosse uma tokenização que é feita na carteira digital do Google. Depois que é feita essa tokenização, o cliente faz o cadastro das veias da palma da sua mão no sistema, para que ele faça o reconhecimento. A partir daí, é possível fazer o pagamento com a aproximação da mão no sensor”, explica Guilherme Ventura, gerente de contas da Ingênico.

O executivo destacou a segurança desse tipo de pagamento, com a leitura da palma da mão, que é única. É uma solução segura e prática, pois, depois de feito o cadastro, o cliente não precisa carregar cartões de crédito. 

 

“Nosso objetivo é levar esse equipamento para grandes redes de varejo. Nesses locais teremos alguns terminais de cadastro, para que as pessoas possam realizar esse procedimento que é um pouco mais lento. E, em todos os caixas teremos o dispositivo de pagamento por leitura da palma da mão”, explica.

 
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Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

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