A Aerotech participa desta edição da LAAD destacando um equipamento portátil utilizado principalmente pelas forças policiais – Exército, Marinha e Aeronáutica no combate ao contrabando nas fronteiras, particularmente de entorpecentes. Trata-se do raio-X portátil BTX.
O novo scanner portátil BTX usa a tecnologia backscatter de retroespelhamento do raio-X, que permite a utilização dos dois tipos de rádio.
Esse equipamento tem sido utilizado com grande sucesso pela Polícia Rodoviária Federal e polícias rodoviárias estaduais no combate à entrada de drogas pelas fronteiras com o Sul do Brasil. O aparelho é capaz de identificar produtos ilegais mesmo em caixas lacradas e tem sido utilizado, inclusive para deter o contrabando de bebidas nas fronteiras .
”Eles detectam os produtos em caminhões sem destruir a carga, uma vez que o equipamento faz uma inspeção não invasiva. É muito eficiente também para fiscalizar veículos pela área externa. A tecnologia consegue capturar drogas escondidas na porta ou dentro de tanques de gasolina ou dos pneus”, destaca Marcelo Puig, diretor comercial do Grupo Aerotech.