Pesquisar

Aposta em “pessoas-chave” ajuda a reter talentos

A Algar Tech promove programa para reter talentos com o projeto "Key People", que oferece mais benefícios e oportunidades exclusivas para esse público.

A aposta em “pessoas-chave” ajuda a reter talentos. A Algar Tech lançou o programa “Key People” para o staff e administrativo de todos os níveis hierárquicos. O programa oferece mais benefícios e oportunidades exclusivas para esse público.

No início, o programa tinha como objetivos o mapeamento dos principais talentos, impacto, relevância para o negócio e propensão a sair da empresa, através de um processo estruturado de escuta, pensado para que os colaboradores pudessem expor suas necessidades, desejos e insatisfações. A partir disso, em 2021, começaram a ser realizados encontros exclusivos com as lideranças da organização e palestras para abordar temas de interesse, como “protagonismo de carreira”, por exemplo.

Neste ano, com a ampliação dos encontros exclusivos e do convite para eventos estratégicos da companhia, os “Key People” passam também a contar com auxílio idiomas, direito a day off por alta performance e ganham prioridade no programa de intercâmbio online, que consiste na troca de cadeiras entre profissionais com a mesma função em países distintos onde a multinacional está presente (Brasil, Colômbia, Argentina e México).

 

Promovendo a troca de experiências

Outro destaque deste ano é que eles podem participar da mentoria reversa, tendo a chance de atuar como mentores de executivos da companhia — até mesmo da presidente. Na iniciativa, os colaboradores têm a oportunidade de discutir com as altas lideranças das áreas de sua escolha, como tecnologia, mídias sociais e gestão de pessoas. O intuito é promover uma troca de experiências e aprendizados.

“Em um cenário de disputa acirrada para atrair e reter profissionais, precisamos ouvir continuamente e promover ações efetivas de melhoria para garantir a satisfação e o desenvolvimento dos nossos talentos.  Precisamos cuidar melhor da nossa gente, promover um ambiente saudável para se trabalhar e oferecer condições e benefícios para os ‘Key People’ aprenderem e crescerem. Ainda temos muito o que fazer, mas estamos felizes com a trajetória e os resultados até aqui”, comenta Luciana Gonçalves, diretora de Gente, Estratégia e Marketing da Algar Tech.

Para se tornar um “Key People”, o colaborador precisa alcançar bons resultados de desempenho nas avaliações de comportamento quanto de entrega. No total, a Algar Tech conta hoje com 12 mil profissionais — desses, 220 foram mapeados como “Key People” e 80 são classificados como talentos de ainda maior prioridade, pela dificuldade de encontrá-los num mercado altamente competitivo.

 

Experiência sem fronteiras: benefícios para reter talentos

Como parte de seus esforços para atrair e reter talentos, desde o início da pandemia a Algar Tech tem apostado na modalidade Anywhere Office, contratando pessoas em todo Brasil sem a necessidade de uma estrutura física.

Essa transição vem sendo motivada acima de tudo pelo aumento da satisfação interna, que levou a melhorias em indicadores de produtividade e queda de 60% no absenteísmo. Em pesquisa interna realizada em 2021, 80% dos colaboradores afirmaram que se sentiam satisfeitos trabalhando em Home Office e 99% do público demonstrou vontade de continuar remotamente ou no modelo híbrido.

Com foco no conceito de “Total Experience”, a empresa também iniciou em 2021 a implantação do eNPS (employee Net Promoter Score) com seus colaboradores para medir seu nível de satisfação, lealdade e comprometimento com a marca. Seguindo os aprendizados acumulados com os clientes externos, a Algar Tech mapeou toda a jornada do colaborador — desde o processo seletivo até a etapa de desligamento. Esses marcos foram listados para que pudessem avaliar a experiência em cada um desses pontos e, assim, agir para corrigir pontos críticos. Todas as notas e comentários negativos que aparecem na pesquisa e são analisados de forma criteriosa e, para revertê-los, são estabelecidos planos de ação envolvendo diferentes áreas da empresa, com prazos e responsáveis.

“Temos esse olhar integrado porque acreditamos que, ao oferecer a melhor experiência para nossos colaboradores, naturalmente eles acabam por entregar uma melhor experiência para nossos clientes. É um ciclo virtuoso”, conclui a executiva.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.