Ataque cibernético reforça importância da prevenção. Agora, a vítima foi a empresa de transporte de valores Protege, que sofreu um ataque ransonware na semana passada. Depois do ocorrido, a companhia notificou seus clientes e parceiros sobre o ocorrido e ressaltou que a atuação das equipes de TI foram fundamentais para garantir a integridade do ambiente tecnológico.
O ataque cibernético ainda está sendo estudado. A companhia não comentou se houve algum tipo de prejuízo decorrente desse problema e nem se houve tentativa de invasão em seus sistemas.
“Todas as operações de gestão de numerário e transporte de valores estão em pleno funcionamento e nossas Bases Operacionais asseguraram a prestação de serviços aos clientes, os quais continuam recebendo nosso foco de atenção”, diz comunicado da Protege.
Um estudo recente da Check Point sobre tendências de ataques cibernéticos diz que as organizações sofreram um aumento de 29% nos ataques cibernéticos em todo o mundo. A região de EMEA apresentou o maior crescimento com 36%, seguida pelas Américas com um aumento de 34% e a região APAC com 13%. O relatório aponta também que, neste ano, houve o surgimento de uma nova técnica de ransomware, a ” Triple Extortion ” (tripla extorsão).