Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Avantia instala monitoramento com Analytics e IA na COAMO

Avantia instala monitoramento com Analytics e IA na COAMO. O projeto criará uma base de dados por meio de câmeras com Inteligência Artificial e Machine Learning para prevenção de acidentes, invasão e gestão visual.

A Avantia instalou um sistema de segurança eletrônica de alta performance na Coamo, maior cooperativa agroindustrial singular da América Latina. O projeto criará uma base de dados de segurança por meio de câmeras com Inteligência Artificial e técnicas de Machine Learning para prevenção de riscos de acidentes com colaboradores, invasão de perímetro e gestão visual de processos. A Indústria de Óleo em Dourados/MS utilizará 132 câmeras.

O projeto contou com o apoio do laboratório de inovação da Avantia – o Avantia Labs, que deu origem à plataforma AVVA (Avantia Vídeo Analytics), um servidor baseado em algoritmos treinados. Na Coamo, foi programado para classificar ameaças que remetam à invasão do perímetro e coloquem em risco a vida dos colaboradores. Por exemplo, a identificação de uma pessoa em um local pode não indicar um risco e nem sempre é possível acompanhar o momento que antecede uma eventual invasão, principalmente, quando o perímetro é extenso.

No entanto, se esse acesso for de fora para dentro e por alguém não identificado, esse parâmetro pode ser indício de ataque e, aí sim, exigir a atuação do operador de segurança. A ferramenta de CFTV classifica esse risco: se o possível invasor veio da área externa e é desconhecido, o evento é categorizado de alto risco, o que exige prontamente a intervenção da segurança orgânica.

Se um colaborador for visualizado pelo sistema de segurança eletrônica sem capacete ou qualquer outro equipamento de proteção individual, o analítico também faz a identificação. A plataforma detecta o risco com uma série de detalhamentos e alerta o operador de segurança, via software, que comunica o responsável pelo setor, para que ele tome as devidas providências.

Câmeras com Inteligência Artificial

As 132 câmeras de CFTV estão conectadas ao sistema de videomonitoramento CFTV (Circuito Fechado de Televisão), plataforma AVVA e à AMS (Avantia Monitoring Services), que forma a base de dados com o plano de ação. As informações identificadas pelo AVVA são enviadas à outra plataforma integrada ao sistema – o AMS (Avantia Monitoring Services), para formar a base de dados que, automaticamente, cruza o evento com o plano de ação adequado, orientado antecipadamente pelos supervisores de segurança da empresa.

Para José Aparecido Bernardo, Gerente Administrativo da Coamo, a inovação deve contribuir para a evolução do setor. “Saímos de uma segurança conservadora para a mais avançada do mercado. Nosso objetivo é construir uma base de dados para sermos ainda mais assertivos nos processos operacionais, com total segurança dos colaboradores e parceiros”.

Douglas Brito, gerente de negócios da Avantia, que conduziu o projeto com a Coamo, reforça que a inovação deve avançar o mercado agro.“É um projeto altamente inovador em que é possível reaproveitar todo o legado da empresa para chegar no melhor custo-benefício. O sistema mitiga e classifica riscos, reduz mão de obra manual e traz uma base de dados estruturada, crucial para a rápida tomada de decisão que é determinante para o setor de segurança”, pondera Brito.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Canal de notícias e negócios especializado em Segurança Eletrônica e Segurança da Informação.

Compartilhe este artigo

Veja também