A Avantia e Oi Soluções fortalecem projeto de Segurança pública na Bahia. As duas empresas vencerem o processo de licitação promovido pela Secretaria de Segurança Pública local para implantar, atualizar, operar e manter um sistema de videomonitoramento em 78 municípios do estado, mais 22 Centros Integrados de Comunicação (CICOMs), com sistemas analíticos que usam a inteligência artificial através .
Os investimentos somam R$ 665 milhões e o projeto – batizado de Vídeo Polícia – deve durar cerca de cinco anos, com o objetivo de munir a Secretaria de Segurança Pública em ações de combate à violência e à criminalidade.
Na primeira fase do projeto, a Avantia deve atualizar os sistemas, instalar cerca de 3,7 mil câmeras e integrar a infraestrutura já existente na SSP com as câmeras dos municípios, permitindo que haja interoperabilidade entre o parque legado e os novos equipamentos. A empresa também estará responsável por dar suporte à equipe das centrais de monitoramento, além de monitorar e gerenciar o sistema.
Por sua vez, a Oi Soluções ficará encarregada da plataforma de vídeo analítico, da rede privativa de comunicação (LTE) das forças policiais e do sistema de atendimento que vai interligar todos os chamados ao serviço 190, apontando as inserções das ocorrências, despachos para policiais externos através de georreferenciamento.
Além disso, a companhia será responsável pela gestão dos serviços de monitoração do desempenho dos equipamentos da secretaria, como servidores, rede WAN, LAN e VLAN, trazendo relatórios gerenciais através de portal específico.
O projeto de Segurança pública ainda deve prover a sustentação de toda a infraestrutura do órgão, que contempla rede lógica, datacenter, energia, sistemas legados e videowall, com fornecimento de profissionais com dedicação exclusiva ao projeto, conhecido como Oi Serviços Profissionais.
Esses serviços devem permitir a gestão otimizada do pronto atendimento de ocorrências de urgência e emergência visando a proteção da vida e do patrimônio.