Aware mostra tecnologia anti-deepfake 

No estande da Aware, um totem com monitor de 43 polegadas, que combina a imagem capturada com outra face, vai gerar imagens deepfake ao vivo.

A Aware, Inc. vai participar da Febraban Tech deste ano mostrando uma tecnologia para bloquear imagens deepfake criadas pelos próprios visitantes, conhecida como Liveness Detection.

O Liveness Detection é qualquer técnica utilizada para identificar uma tentativa de falsificação, determinando se a origem de uma amostra biométrica é um ser humano vivo ou uma representação falsa. Isso é feito por meio de algoritmos que analisam dados coletados de sensores biométricos para determinar se a fonte é “viva” ou reproduzida.

Existem duas categorias principais de detecção de vivacidade biométrica:

  • Detecção de Vivacidade Ativa: Solicita ao usuário que execute uma ação que não pode ser facilmente replicada com uma falsificação. Também pode incorporar múltiplas modalidades, como análise de digitação ou reconhecimento de voz. Este último pode analisar o movimento da boca para determinar a vivacidade.
  • Detecção de Vivacidade Passiva: Utiliza algoritmos para detectar indicadores de uma imagem não-viva sem interação do usuário. A captura de dados biométricos de alta qualidade durante o registro melhora o desempenho dos algoritmos de correspondência e detecção de vivacidade.

No stand da empresa, um totem de 1,60 m com monitor de 43 polegadas, que combina a imagem capturada com outra face, vai gerar o deepfake ao vivo. A ação demonstra de forma clara e visual como é simples falsificar identidades digitais.

Em seguida, a empresa vai mostrar como sua tecnologia é capaz de bloquear, em tempo real, tentativas de fraude desse tipo. 

Recentemente, a Aware alcançou o melhor desempenho nos testes de validação de identidade biométrica realizados pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA.

 

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

Fale com a Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

NEWSLETTER