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Biometria ocular terá pesquisa inovadora

A biometria ocular será estudada por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Parana em conjunto com a startup Unico.

A biometria ocular será estudada por um grupo de pesquisadores da UFPR em conjunto com a unico. A companhia brasileira especializada em assinatura digital e biometria facial fechou uma parceria com a universidade paranaense para pesquisar o segmento de biometria periocular – tecnologia pode validar a identidade de uma pessoa analisando a região ocular. 

Diferente de outras tecnologias de identificação – como facial e de íris – a biometria periocular ainda é um desafio e traz vantagens  quando comparada a outras técnicas uma vez que a região periocular sofre menos variações do expressão facial por conta do envelhecimento.

Além da pesquisa periocular, o grupo de estudantes de doutorado, mestrado e graduação – liderados por David Menotti, professor associado do Departamento de Informática (DInf) da UFPR – vai aperfeiçoar tecnologias já existentes, como o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), responsável pelo reconhecimento de texto em documentos e modelos para prova de vida. 

A equipe da universidade vai trabalhar de forma integrada com a equipe de engenharia da Unico.

“A unico quer desenvolver tecnologias que podem transformar o dia a dia das pessoas e acredita muito na parceria entre academia e mercado para isso. Com o projeto, vamos proporcionar uma estrutura para que especialistas com um olhar técnico e inovador de fora da empresa possam focar exclusivamente em P&D”, explica Ariovaldo Carmona, diretor de engenharia da startup.

 

Aporte milionário e atividades de formação

A companhia  foi  avaliada em US$ 1 bilhão em agosto. Na época recebeu um aporte  de R$ 625 milhões de General Atlantic e SoftBank.

Nos primeiros três meses deste ano, a Unico validou 37 milhões de transações por meio de sua tecnologia, equivalente a 55% do volume registrado em todo o ano passado. A start-up tem como clientes cerca de 800 grandes empresas, em segmentos como varejo, bancos, fintechs, e-commerce e telemedicina. Entre os clientes estão companhias como Magazine Luiza, Pernambucanas, C6Bank, Banco Original e B2W. 

O escopo do projeto ainda conta com a formação de um time para desenvolver e preparar alunos da universidade para o mercado de trabalho de tecnologia. 

A startup recebeu dois aportes em 2020: R$ 40 milhões da Igah Ventures, em janeiro, e R$ 580 milhões em setembro, dos fundos internacionais General Atlantic e SoftBank Latin America Fund, o que tornou a empresa um dos unicórnios brasileiros.

Nos primeiros três meses deste ano, os clientes da Unico fizeram 67 milhões de autenticações de identidade e validaram eletronicamente 1,4 milhão de documentos.

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Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

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