A Bosch lançou uma atualização de software Praesensa, seu sistema de alarme por voz. A nova versão aprimora a experiência de usuário e a conectividade, especialmente para grandes instalações que exigem vários controladores e subsistemas, além de mais opções de redundância do sistema.
Os designers de sistema receberão mais flexibilidade em projetos de grandes redes de sistema. Com a nova versão será possível atribuir diretamente vários controladores em grandes redes com sub-redes, o que muitas vezes é indispensável em projetos como aeroportos ou aplicações industriais de petróleo/gás. Até 3.000 dispositivos em rede e 10.000 zonas de áudio podem ser gerenciadas por um total de até 20 controladores de sistema, enquanto os controladores mestre e os controladores de subsistema podem ser utilizados para redundância do controlador.
A solução permite chamadas prioritárias de alto nível de microfones de bombeiros para qualquer zona ou grupo em todo o sistema Praesensa, otimizando as opções de segurança e fallback. Em caso de falha de conexão de um controlador de subsistema ao controlador mestre, eles continuarão a operar como um sistema independente e autossuficiente.
A Bosch também estabeleceu um novo sistema de licenciamento à prova de futuro e fácil de gerenciar; agora, o usuário só precisa adquirir uma licença por subsistema, sem a necessidade de compras adicionais de hardware.
O software mais recente permite que o usuário ative as mensagens push-to-talk (PTT) mais rapidamente quando a consola de chamada está em modo inativo, com um simples toque de um botão. Isso é especialmente conveniente quando nenhum teclado de extensão está conectado e um microfone de mão está sendo usado.
Em conjunto com as melhorias de software chegam também os aprimoramentos ligados ao hardware. Todos os componentes da rede Praesensa têm certificação EN 54-16, incluindo o switch Ethernet industrial Cisco IE 5000, que pode ser utilizado como switch de backbone em instalações mais amplas. Ambos os switches podem ser supervisionados via SNMP (Simple Network Management Protocol) para relatórios diretos de falhas e encadeados para maior flexibilidade em projetos de rede. Além disso, o desempenho geral da rede foi aprimorado pelas interfaces de roteamento de áudio OMN-ARNIE e OMN-ARNIS da Bosch, contribuindo para uma solução de roteamento de áudio Dante totalmente certificada pela EN 54-16 para várias sub-redes.