Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Câmera inteligente detecta cansaço de motorista

buser-Sensor-de-Fadiga-securitybusiness

Uma câmera inteligente detecta cansaço de motorista – essa é a proposta da plataforma de fretamento colaborativo Buser, pioneira no uso das câmeras de fadiga, que indicam se o motorista está cansado e precisa ser substituído se apresentar sinais de cansaço.

A iniciativa está sendo colocada em prática durante este mês, chamado de “Maio Amarelo” por abordar a conscientização sobre segurança no trânsito, e vem tornado as viagens de ônibus cada vez mais seguras.

A câmera inteligente detecta cansaço de motorista  através de um sensor de fadiga e que já está presente em mais de 250 ônibus parceiros da plataforma. A empresa destaca que em mais de um ano nunca registrou acidentes envolvendo veículos equipados com esse sistema.

Ainda pouco comum no segmento de viagens de ônibus, faz o reconhecimento do rosto e comportamento de piscada logo nos primeiros cinco minutos de monitoramento, identificando o que é padrão para aquele motorista. A partir dali tudo que fugir desse padrão ele vai registrar, seja uma piscada mais demorada ou o uso indevido do aparelho celular durante a viagem. Esses dados geram alertas que são monitorados por uma central. Se o motorista apresenta nível de fadiga alto, o sistema envia um alerta vermelho e a equipe entra em contato com o profissional. Se necessário, o condutor é acompanhado remotamente pela central até o ponto de apoio mais próximo, onde é substituído por outro motorista. O tempo médio entre a constatação do problema e sua resolução na Buser leva cerca de 2 minutos.

 

Câmera inteligente detecta cansaço e velocidade excessiva

Além da câmera inteligente que detecta cansaço, a empresa também oferece aos ônibus o sistema de telemetria, ferramenta que permite o controle em tempo real da velocidade. Caso o motorista ultrapasse a velocidade de 90 km/h é ativado um aviso sonoro no veículo a fim de alertá-lo e a Buser aplica uma multa à empresa dona do ônibus. Nos últimos seis meses, os casos de alertas em viagens a partir de 90 km/h caíram 86%, enquanto em viagens acima de 95 km/h a queda foi de 96%. Por meio desse equipamento também é possível saber se um veículo quebrou, se chegou ou saiu com atraso ou se passou do tempo de parada. Atualmente, são cerca de 380 ônibus da base com a telemetria.

Além das tecnologias, a Buser investe em outras ações para reforçar o comportamento seguro na direção e o bom atendimento para os clientes. A empresa está lançando um programa de conscientização com motoristas que resultará em um curso online de reciclagem para quem mais acumular advertências por conta de velocidade alta, uso de celular na direção e outras imprudências. Na primeira fase do programa, já foram selecionados seis motoristas para passar pela reciclagem. O curso, gravado em vídeo, trará conceitos relacionados à segurança e qualidade para o condutor conseguir rever os cuidados necessários ao volante.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também