Pesquisar

CAT7 em sistemas de vigilância: Quando usar?

Cat7 em sistemas de vigilância Quando usar

Selecionar cabos Ethernet CAT7 para sistemas de vigilância não é uma decisão simples. Conexão de alta velocidade, estabilidade e resistência a interferências são bons argumentos. O CAT7 também se destaca como solução preparada para tecnologias que ainda nem chegaram ao mercado, entretanto, os custos até 40% superiores podem deixá-lo de fora da maioria dos projetos.

 

O CAT7 é projetado para suportar taxas de transmissão de até 10 Gbps, além de frequências de até 600 MHz, que garantem mais robustez em relação aos modelos Cat5e e Cat6. Em aplicações militares e de segurança pública, plantas estratégicas — como petrolíferas e aeroportos, e mesmo hospitais, o uso do Cat7 fará grande sentido.

 

A transmissão de dados a uma velocidade de até 10 Gbps, viabiliza a integração de conjuntos de câmeras 4K sem latência, enquanto a blindagem reforçada reduz significativamente a interferência eletromagnética e de radiofrequência, que comprometem cada vez mais os sistemas de comunicação e segurança.

 

Assim como versões anteriores, o CAT7 é compatível com Power over Ethernet (PoE) e é menos suscetível a variações de temperatura e umidade, o que novamente o coloca como escolha a instalações críticas.

 

Estes tópicos sempre devem ser considerados quando a identificação de um rosto, veículo ou objeto deve ser rápida e precisa, sem interrupções, baixa resolução ou ruídos. Da mesma maneira, esta robustez contribui com soluções de IA que identifiquem princípios de incêndio ou deslocamentos em áreas restritas.

 

Disponibilidade do CAT7

Em relação às gerações anteriores (Cat5e, Cat6 e Cat6a), os cabos Ethernet CAT7 podem ser de 15% a 40% mais caros. Entre os maiores fornecedores estão:

 

 

Ethernet CAT7 — Características Técnicas

 

Taxa de Transmissão: Até 10 Gigabits por segundo (Gbps), em frequências de até 600 MHz.

Blindagem: Dupla blindagem, com uma camada de folha de alumínio e uma malha de cobre trançado contra interferências eletromagnéticas (EMI) e ruídos.

Conectores: RJ45 especialmente projetados para CAT7 com contatos dourados para melhor condutividade.

Compatibilidade: Retrocompatíveis com os padrões anteriores CAT5e e CAT6. Podem ser utilizados com equipamentos que suportam Gigabit Ethernet (1000BASE-T).

Durabilidade: Revestimento em material termoplástico, resistente a abrasão, dobras e tensões.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Jornalista especializado em TI, Segurança e Mídia. Contribui regularmente na Security Business.

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.